Serão os actores loucos

No próximo sábado, dia 7 de Outubro, às 18h, no foyer do TMJB, os convidados das Conversas com o Público vão ser a psicóloga clínica e psicanalista, Maria Antónia Carreiras e a actriz Maria Rueff. A moderação da Conversa é do psicólogo José Henrique Ornelas.

A primeira Conversa deste ciclo, a propósito do espectáculo Calvário, de Rodrigo Francisco, em cena no TMJB, começou com a intervenção do Professor José Ornelas, que nos explicou tecnicamente aquilo a que clinicamente se pode chamar loucura, passando a palavra ao actor Miguel Loureiro, perguntando-lhe se o trabalho dos actores se enquadrava de alguma maneira no estado de loucura. Miguel Loureiro falou da sua experiência do conservatório, e de os actores muito novos assimilarem uma certa loucura no sentido de “pôr os traumas pessoais ao serviço da personagem”.

A psicóloga e psicanalista Maria Emília Marques fez um périplo por outras regiões demográficas, e culturais, nas diferentes abordagens do que é a loucura, concluindo que o desequilíbrio e o reequilíbrio são a nossa condição como humanos.

O foyer do TMJB, foi mais uma vez, o palco de uma conversa animada e participada pelo público.

No sábado, dia 7 de Outubro, às 18h, no foyer do TMJB, vamos conversar com a psicóloga clínica e psicanalista Maria Antónia Carreiras e com a actriz Maria Rueff. A moderação da Conversa é do psicólogo José Henrique Ornelas.

Para mais informações e para aceder ao programa completo das Conversas com o Público clique aqui.

José Henrique Ornelas é Professor Catedrático Jubilado do ISPA. Coordena o Centro de Investigação APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities and Inclusion. É fundador da AEIPS (Associação para o Estudo e Integração Psicossocial), uma ONG que estuda e desenvolve programas de integração de pessoas com doença mental. Ao longo da sua carreira coordenou diversos projetos e iniciativas de apoio à desinstitucionalização em saúde mental, tendo estado directamente ligado ao encerramento do Hospital Miguel Bombarda, em 2011. Desde 2009 que coordena o programa de integração Housing First, especializado no suporte a pessoas com doença mental e em situação de sem-abrigo.

 

Maria Antónia Carreiras é psicóloga clínica e psicanalista. É doutorada em Psicologia Clínica e membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Foi Professora no ISPA e tem experiência de investigação na área da literatura e a psicanálise.

 

Maria Rueff, formada na Escola Superior de Teatro e Cinema, é uma actriz de quem se pode dizer, com plena propriedade, tratar-se de uma comediante. Estreou-se como profissional em 1991, sob a direcção de Armando Cortez, no Teatro Villaret. Desde então a sua carreira tem sido ascensional, com presença destacada em variados programas de televisão, filmes e peças de teatro. A sua colaboração com Herman José, longa e profícua, tem gerado várias personagens como nunca se tinham visto em Portugal interpretadas por uma mulher, das quais Zé Manel Taxista será porventura a mais longeva. Na CTA interpretou a personagem Daja, na peça Nathan, o sábio, de Lessing (2018). No TMJB apresentou-se com António, Maria, encenação de Miguel Seabra, e Cabaret alemão e Lar doce lar — ambas encenações de António Pires.

in CTA 01 Out 2023

mostrar mais
Back to top button