Companhia de Teatro de Almada estreia espetáculo infantil “Picasso agarrado pelo rabo”

Nova proposta da Companhia de Teatro de Almada para o público mais jovem vai estar em cena de 1 a 17 de dezembro

Mariana Vaz de Almeida in Almadense 22 Novembro 2023

“Picasso agarrado pelo rabo” é a nova criação de Pedro Proença e Teresa Gafeira para a Companhia de Teatro de Almada (CTA). Inspirada na obra de Picasso, a peça está em cena de 1 a 17 de dezembro na sala de ensaios, com sessões aos sábados e feriados, às 16h, e aos domingos, às 11h e às 15h. Há também sessões especiais para escolas, nos dias úteis, por marcação.

A peça parte da obra visual, literária, e dramatúrgica do reconhecido artista de vanguarda para criar um espetáculo cheio “de elementos lúdicos, metamórficos, com o seu quê de clownesco e um grande apetite vitalista”, pode ler-se na página da CTA. A partir do colorido imaginário da figura de Picasso, a obra chama a atenção para “os modos de apropriar/reciclar formas, temas, objectos e materiais, e de enfatizar as capacidades criativas inerentes a cada ser humano”, cristalizadas na infância.

Na obra teatral de Picasso, partes do corpo, objectos, legumes ou emoções são personificados e investidos de teatralidade. Servindo-se do seu exemplo, a nova criação da CTA articula com universos sonoros da época a alegria de viver, as dificuldades da vida e o prazer criativo de encontrar soluções.

A peça “Picasso agarrado pelo rabo” foi concebida conjuntamente por Teresa Gafeira e Pedro Proença, artista plástico com um conhecimento aprofundado da obra de Picasso, e que tem desenvolvido trabalho cenográfico e dramatúrgico na Culturgest e na Companhia de Teatro de Almada, dentro do âmbito infanto-juvenil. A interpretação estará a cargo de Bruno Realista, Diana Vaz, João Farraia, João Maionde e Pedro Walter. Já a luz e o movimento serão de José Carlos Nascimento e Cláudia Nóvoa.

O espetáculo tem a duração de 50 minutos, com bilhetes entre os 5 euros e os 10 euros e entrada livre para os membros do Clube de Amigos.

mostrar mais
Back to top button