BONECOS DE LUZ

a partir do romance de Romeu Correia adaptação e encenação Rodrigo Francisco

COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA

A Companhia de Teatro de Almada associa-se às comemorações do centenário do nascimento de Romeu Correia e encena Bonecos de luz no Fórum Municipal baptizado com o nome do escritor.

Rodrigo Francisco adaptou o romance do ficcionista e dramaturgo almadense para teatro, que actualmente faz parte do Plano Nacional de Leitura. Bonecos de luz é uma história sobre o mundo do cinema que tem por detrás a figura de Charlot. O elenco é constituído na sua maior parte por actores jovens e o espectáculo inclui música ao vivo.

Romeu Correia (1917-1996) foi escritor e dramaturgo. Destacou-se como ficcionista e dramaturgo, inserindo-se inicialmente na corrente Neo-realista. As suas obras, marcadas por uma forte ligação às fontes da literatura oral popular, decorrem frequentemente em ambientes como os do circo, das feiras, do teatro de fantoches ou outros grupos marginais à sociedade. A sua obra foi distinguida com alguns prémios literários, entre os quais o Prémio da Crítica (1962), o Prémio da Casa da Imprensa – Óscares da Imprensa (1962), o Prémio Ricardo Malheiros pela Academia das Ciências de Lisboa (1976), pelo livro de contos «Um Passo em Frente», e o Prémio de Teatro 25 de Abril da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (1984). Em 1972 Romeu Correia recusou um conferido pelo S.N.I (Secretariado Nacional de Informação). A sua peça Tempos Difíceis (1982) foi encenada por Joaquim Benite e levada ao palco pela Companhia de Teatro de Almada, com mais de cem representações.


08 e 09 FEVEREIRO, 2019 | Fórum Minicipal Luisa Todi

Duração: 1h00 | M/12

Intérpretes André Alves, André Pardal, Carlos Pereira, João Farraia, Manuel Mendonça, Pedro Walter, Rui Dionísio e Vanda Rodrigues
Figurinos Ana Paula Rocha
Luz Guilherme Frazão
Som Miguel Laureano
Vídeo Cristina Antunes
Voz e elocução Luís Madureira
Movimento Francesca Bertozzi

mostrar mais
Back to top button