A loucura vista e sentida por todos
Estão de volta as Conversas com o Público, aos sábados, às 18h, no foyer do TMJB, até 14 de Outubro.
Calvário, com texto e encenação de Rodrigo Francisco, em cena de 29 de Setembro a 15 de Outubro, é o espectáculo, e, A loucura vista e sentida por todos, é o tema das Conversas com o Público. A moderação das Conversas é do psicólogo José Henrique Ornelas.
A abrir as Conversas, no sábado, dia 30 de Setembro, vão estar na mesa: a psicóloga e psicanalista, Maria Emília Marques, e o actor e encenador Miguel Loureiro. A entrada é livre.
Para mais informações e para aceder ao programa completo das Conversas com o Público clique aqui.
José Henrique Ornelas é Professor Catedrático Jubilado do ISPA. Coordena o Centro de Investigação APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities and Inclusion. É fundador da AEIPS (Associação para o Estudo e Integração Psicossocial), uma ONG que estuda e desenvolve programas de integração de pessoas com doença mental. Ao longo da sua carreira coordenou diversos projetos e iniciativas de apoio à desinstitucionalização em saúde mental, tendo estado directamente ligado ao encerramento do Hospital Miguel Bombarda, em 2011. Desde 2009 que coordena o programa de integração Housing First, especializado no suporte a pessoas com doença mental e em situação de sem-abrigo.
Maria Emília Marques é Professora Associada em Psicopatologia e Psicologia Clínica, sendo docente no ISPA desde 1982 para as áreas da avaliação em Psicologia Clínica na vertente da Clínica Projetiva e EtnoPsicologia Clínica. É doutorada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (1998). Realizou pós-graduações em Psicopatologia e Psicologia Clínica e Técnicas Projectivas na Universidade de Paris V – René Descartes, em 1982 e 1986. É membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, mantendo desde 1987 prática clínica psicanalítica autónoma. Atualmente dirige o Grupo Clínicas e Migrações e o Centro de EtnoPsicologia Clínica, integrado no Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion, onde dirige projetos de Psicologia Transcultural.
Miguel Loureiro, actor e encenador, é formado no Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral e na Escola Superior de Teatro e Cinema. Tem trabalhado como intérprete em diversos espetáculos de teatro, ópera e performance, colaborando com artistas como Nuno Carinhas, Luis Miguel Cintra, Bruno Bravo, João Grosso, Luís Castro, Lúcia Sigalho, Maria Duarte, Álvaro Correia, Fabrizio Pazzaglia, Jean-Paul Bucchieri, Carlos Pimenta, André Teodósio e João Pedro Vaz. Tem assumido o papel de encenador em estruturas como a Casa Conveniente, Cão Solteiro, O Rumo do Fumo, Teatro da Comuna, Galeria Zé Dos Bois e Mala Voadora. Em cinema, participou como actor em várias curtas-metragens. É actualmente director artístico do São Luiz Teatro Municipal.