ENCONTRO DE COROS
Coordenação de Elsa Bruxelas
11 a 13 MAIO, 2012 | SALA PRINCIPAL
Amúsica coral está a despertar cada vez maior interesse no nosso país e a ser desenvolvida com qualidade técnica e artística por cada vez mais coros. Cantar em coro é uma das formas de expressão que melhor dignifica o ser humano, pois fundamenta-se no fino equilíbrio que tem de existir entre a individualidade de cada cantor e a osmose que é gerada entre todos. O som gerado pelas vozes humanas em conjunto é uma força única impulsionadora que nos une em harmonia. Nestes tempos de desigualdades em que vivemos o canto coral tem uma importância acrescida nos meios urbanos, pois se “quem canta seus males espanta”, como a sabedoria popular nos lembra, o poeta Carlos de Oliveira acrescente que “cantar é empurrar o tempo ao encontro das cidades futuras”.
Este encontro de coros reúne alguns dos coros que melhor potenciam a chama musical gerada entre os seus cantores com o seu maestro. Coros que trabalham intensamente repertórios contrastantes e variados, revelando uma individualidade sonora e musical que lhes é própria, tendo por base uma boa sonoridade, um grande rigor estético associado a uma expressão musical necessariamente reveladora da direcção artística de quem o conduz. Coros que além do trabalho musical, procuram cenicamente uma performance adequada ao seu repertório. E que quando cantam, nos encantam. | Elsa Bruxelas
JAZZ CORAL
Maestro Luís Bragança Gil Sábado das 14h às 19h, Domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 16h30
Destinado a todo o público
Este workshop irá ensinar técnicas específicas de voz para cantar Jazz como o scat-singing; exploração de timbres dentro de cada voz; o swing como base rítmica e a exteriorização corporal que lhe está associada; cantar standards de jazz em várias vozes diferentes. O resultado será a criação de uma curta performance final, que inclui uma secção improvisada.
Luís Bragança Gil (n. Paris, 1961) trabalha como músico em várias vertentes: compositor, director coral, professor, criador de instalações e performances musicais, autor de espectáculos de teatro musical e de concertos encenados. Apresentou-se na Gulbenkian, CCB, Casa da Música, Teatro Carlos Alberto, entre outros. Tem realizado cursos de direcção coral em Portugal e em Espanha, assim como vários workshops de voz, de técnica vocal ou na área da criação/experimentação vocal e Jazz.
CORO E MOVIMENTO
Maestro Nuno Margarido Lopes Sábado das 10h30 às 13h00, Domingo das 10h30 às 13h00
Destinado a crianças maiores de 6 anos, com adultos
Trabalho intensivo de técnica vocal e preparação de algumas canções em coro com o maestro Nuno Margarido Lopes, no qual vamos incluir uma coreografia preparada pela professora de dança Maria Luisa Carles num workshop muito bem disposto.
Nuno Margarido Lopes (n. Vila Franca de Xira, 1975) estudou no Instituto Gregoriano de Lisboa, na Escola Profissional de Arcos do Estoril e tem o Curso de Composição e Piano do Moscow Piano Quartet. Ao longo da sua carreira apresentou-se ao lado de músicos como Daniel Hope, Maria João Pires e Augustin Dumay. Desde 1997 trabalha no Teatro Nacional de São Carlos, onde exerce funções de maestro correpetidor. É responsável pelo Coro Juvenil de Lisboa, criado em 2011.
MÚSICA ESPANHOLA E CATALÃ
Maestro Josep Prats Sábado das 14h30 às 17h00, Domingo das 14h30 às 17h00
Destinado a adultos (coralistas)
A proposta para este workshop inclui obras de “culto”, como é o caso de Mariam Matrem, uma das mais antigas obras de polifonia catalã pertencente à colecção de Llibre Vermell de Montserrat, e outras obras de raiz puramente popular: El baile (tradicional das Astúrias), A la Nanita (canção de embalar tradicional andaluza) e El meu avi, uma havaneira catalã de um dos compositores mais populares neste género (Ortega Mosteiro).
Josep Prats (n. Sant Feliu de Llobregat, 1953) estudou nos conservatórios de Barcelona e Badalona, e direcção musical com Antoni Ros Marbá. Foi director técnico da Federació Catalana d’Entitats Corals e membro do Comité Musical Permanente da federação europeia Europa Cantat. Neste momento dirige o Coral Cantiga (Barcelona) e o Cor Ciutat de Tarragona (Tarragona). Prats esteve envolvido em vários festivais corais espanhóis e internacionais.
P R O G R A M A
Sexta feira, 11 de Maio às 21H30
SPAT IUM VOCALE
Maestro João Branco
CORAL PARA DOXAL
Maestro Luís Bragança Gil
CORO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Maestro Luís Almeida
Sábado, 12 de Maio às 18H00
CORAL VÉRTICE
Maestro Sérgio Fontão
CORO DE CÂMARA DE LISBOA
Maestrina Teresita Gutierrez Marques
(intervalo)
21H30
CORO SINFÓNICO LISBOA CANTAT
Maestro Jorge Alves
CORAL CANTIGA – BARCELONA
Maestro Josep Prats
Domingo, 13 de maio às 15H30
CARPE DIEM
Maestro José Carita
PUBLIA HORTÊNSIA
Maestro Paulo Brandão
(intervalo)
17H30
Apresentação do trabalho desenvolvido nos workshops
18H00
RICERCAR
Maestro Pedro Teixeira
CORO JUVENIL DE LISBOA
Maestro Nuno Margarido Lopes
11 a 13 MAIO, 2012 | SALA PRINCIPAL