BRINCADEIRAS LÍRICAS
direcção artística de Catarina MOLDER | encenação de José CALDAS
7 e 8 OUTUBRO, 2011 | SALA PRINCIPAL
Neste espectáculo encenado por José Caldas, e protagonizado por Catarina Molder (soprano) e Nuno Barroso (piano), brinca-se com a enorme capacidade expressiva da voz lírica e com as possibilidades, quase infinitas, com que a voz pode explorar o som, numa paleta vertiginosa de articulações, ataques e jogos vocais. Este recital pretende maravilhar as crianças com o canto lírico e com a canção erudita, traçando a sua evolução, desde as origens até aos nossos dias, relevando as suas influências e ligações com a canção popular, com o jazz e, ainda, outras abordagens fora da tradição ocidental.
Catarina Molder, soprano muito versátil e criativa nas suas propostas artísticas, tem o curso superior de canto e pós graduação na Escola superior de música e teatro de Hamburgo como bolseira do DAAD e da Fundação Calouste Gulbenkian. Desenvolve intensa actividade nas principais salas do país. Em 2009 funda a Companhia de Ópera do Castelo com a missão de levar ópera a todos os públicos nos mais diversos formatos, contextos e locais. – Ópera para todos no século XXI.
Mais informação www.operadocastelo.com / www.catarinamolder.net
Trabalhando no âmbito do acompanhamento ao piano, da música de câmara e da ópera, Nuno Barroso colabora regularmente com as principais instituições musicais. Em parceria com Catarina Molder, tem desenvolvido projectos de teatro musical, concertos encenados e recitais. Professor na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, foi co-fundador Companhia de Ópera do Castelo, assegurando a direcção de produção.
Concerto Encenado
Direcção cénica José CALDAS
Direcção musical Catarina MOLDER
Figurinos e adereços José António CARDOSO
Desenho de luz Gi CARVALHO
Interpretação Catarina MOLDER, soprano e Nuno BARROSO, piano
Produção COMPANHIA DE ÓPERA DO CASTELO
www.operadocastelo.com
https://www.youtube.com/watch?v=vwMLd-OASJM
Co-produção MUSEU DO ORIENTE | CASTELO SÃO JORGE – EGEAC
7 e 8 OUTUBRO, 2011 | SALA PRINCIPAL | M/6