recortes

52 produções no Teatro Municipal Joaquim Benite

Centenas de pessoas assistiram à apresentação da programação do TMJB para 2019

in Avante, 10 Jan 2019

O Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada, aco­lhe, este ano, 52 produções, de teatro, dança, música e  oficinas para a infância, num total de 197 sessões.
Sexta-feira, 4, perante uma pla­teia de várias centenas de pes­soas, Rodrigo Francisco, director do TMJB, revelou que a progra­mação inclui quatro novas cria­ções da Companhia de Teatro de Almada: Fenda; Reinar depois de  morrer; Se isto é um homem; Händel.

Em cena entre 15 de Março e 7 de Abril, «Fenda», com ence­nação de Rodrigo Francisco, tra­ta-se de «um texto contemporâ­neo sobre a informação tele­visiva, que conta o drama de uma jornalista a braços com o remorso de ter cortado com o seu passa­do familiar».

Inserido na Mostra Espanha 2019, de 25 de Outubro a 17 de Novembro, subirá ao palco «Reinar depois de morrer», com en­cenação de Ignacio García, «um texto do Siglo de Oro espanhol, em estreia absoluta em Portu­gal», que «interpela o amor de D. Pedro e D. Inês de Castro por meio da tensão existente entre a razão individual e a razão de Es­tado».

«Se isto não é um homem», uma encenação de Rogério de Carvalho, a partir de um texto de Primo Levi, «levado à cena pela primeira vez [em Portugal], jus­tamente no ano em que se assinala o centenário do nascimento de Primo Levi», é apresentado entre 29 de Novembro e 15 de Dezembro. A peça «constitui um contri­buto para que as novas gerações conheçam o Holocausto, numa época em que vai sendo tão ur­gente relembrar os horrores do totalitarismo», salientou Rodri­go Francisco.

Por seu lado, «Handel: espec­táculo de água e reais fogos de artifício», com encenação de Te­resa Gafeira e que poderá ser vis­to de 30 de Novembro a 15 de De­zembro, «celebra a música de Georg Friedrich Handel (1685- -1759)», criando «um universo musicalmente lúdico para as crianças, entusiasmando-as para descobrir o insuperável virtuo­sismo do mestre do Barroco mu­sical»

Programação plural

A programação de 2019 ar­rancou no sábado, 5, com um Concerto de Ano Novo, pela Or­questra Sinfónica Portuguesa. Entre os outros nomes que vão passar por Almada está a Com­panhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional São João («Uma noite com futuro») ou os Artistas Unidos («Do alto da ponte»).

Da programação fazem tam­bém parte projectos da Compa­nhia de Teatro de Braga («A an­tiga mulher»), do Teatro do Noroeste («O autómato»), do Tea­tro de Marionetas do Porto («Pe­los cabelos») e do Teatro do Bair­ro («Como saber o que não dizer»).

De fora de Portugal, chegam produções da companhia alemã Familie Flõz («Infinita») e-da co­reógrafa francesa Maguy Marin («Ligne de Crête»).

A programação do TMJB para 2019 inclui também concertos de Aline Frazão (19 de Janei­ro), Manel Cruz (13 de Abril), Fernando Tordo (11 de Maio) e David Fonseca (28 de Setem­bro).

mostrar mais

veja também

Close
Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker