ZOO no Festival de Almada

in Magazine imobiliário, 18 Junho 2019 notícia online

A Casa da Cerca inaugura a exposição Zoo, de Luís Lázaro Matos, convidado deste ano do Festival de Almada para realizar o cartaz da 36.ª edição desta mostra de teatro internacional.

A exposição está patente em dois espaços distintos da Casa – na Galeria do Pátio e no muro exterior – e procura reflectir sobre as relações do poder político e a sua interferência na vida pessoal de cada indivíduo.

Na Galeria do Pátio Lázaro Matos evoca uma paisagem londrina do século XIX, industrial e poluída, e, a partir da vida e da obra de Oscar Wilde, questiona a forma como o poder político e a sociedade interferem na vida pessoal (e moral) de cada indivíduo e confronta a necessidade de liberdade de expressão com a conformidade e intolerância da sociedade vitoriana, e da actual.

No muro exterior da Casa da Cerca, o artista pintou um mural intitulado Let’s Go Outside in the Sunshine, uma reflexão sobre a liberdade no espaço selvagem. Esta obra faz referência a uma música de George Michael escrita depois deste ter sido preso por “conduta imprópria no espaço público”.

“Escândalos e melodramas misturados com um humor ácido e sátira são os ingredientes que Wilde e Lázaro Matos usam para construir uma peça de teatro por um lado, e por outro uma exposição que tem como pano de fundo um festival de teatro. Tudo na arte é uma ficção… ou talvez não.” Filipa Oliveira, Curadora (Excerto de texto da Folha de Sala)

A exposição fica patente até 20 de Outubro de 2019.

mostrar mais
Back to top button