VIAGEM PELA MÚSICA LATINO-AMERICANA
direcção artística de Rui Meira e Jacqueline Mercado
08 JANEIRO, 2016 | SALA PRINCIPAL
Oprojecto Espírito Nativo propõe uma viagem musical pela cultura tradicional latino-americana. No seu repertório incluém-se as tradições musicais argentinas (zambas e chacareras), chilenas, venezuelanas, cubanas e mexicanas. Os seus concertos são enriquecidos com instrumentos musicais tradicionais daquelas regiões, tais como o bombo legüero da argentina, o cuatro venezuelano, percussões colombianas, o tres e percussões cubanas, a vihuela e o requinto jarocho mexicanos. Todavia, o que distingue o Espírito Nativo de outros grupos latino-americanos é a combinação inédita entre os instrumentos tradicionais e os clássicos: o contrabaixo, a trompete, a flauta transversal e o clarinete.
Rui Meira estudou guitarra clássica no Conservatório Nacional de Lisboa. Já trabalhou em vários projectos de música tradicional europeia e latino-americana, realizando concertos em Portugal, Espanha, França e Chile. Participou nos trabalhos discográficos 9.º Festival Victor Jara, editado por Alerce-Chile, World Chill e Places, de Pedro Balse.
Jacqueline Mercado, natural da Cidade do México, é solista há mais de vinte anos. Ainda na América do Sul participou em três concursos de música popular na Universidade Nacional Autónoma do México, onde obteve dois primeiros lugares e um segundo lugar. Durante este período apresentou-se em diferentes salas, tais como a Sala Nezahualcóyotl e o Anfiteatro Simón Bolívar. Atraída pelo fado veio para Portugal em 2004, para estudar Língua e Cultura Portuguesa.
Sex às 21h30
SALA PRINCIPAL
M/12 | 1H00