VERDI QUE TE QUERO VERDI
A partir de Giuseppe Verdi | Encenação de Teresa Gafeira
COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA
Giuseppe Verdi (1813-1901) é uma das mais proeminentes figuras da História da música europeia, alguém que acompanhou as evoluções estéticas ao longo do século XIX mas manteve as suas próprias criações num reduto de espantosa singularidade (“sou um camponês”, gostava de dizer), sem ter deixado de ser um homem do seu tempo, seduzido pela literatura da sua época (sobretudo francesa), a partir de cujas personagens erigiria alguns dos seus heróis operáticos. Teve uma carreira longa e magnífica, na qual brilharam obras emotivas que conquistaram uma popularidade sem precedentes, caso de Rigoletto (1851), Il Trovatore (1853), La Traviatta (1853), Aïda (1871), Otello (1887), Falstaff (1893), entre outras. O seu trabalho revelava, ademais, um apurado sentido teatral.
Teresa Gafeira (n. 1952), com uma já longa carreira como actriz e encenadora, gosta de música, e também de ópera, que é uma forma de teatro. Este espectáculo, muito cómico, sobre a vida e a obra de Verdi, com recurso a actores e a marionetas, insere-se no trabalho de pedagogia do teatro de arte e da música erudita que tem dedicado às crianças, no qual a ópera tem tido um lugar de destaque. O título deste espectáculo – um jogo de palavras humorístico – é inspirado no célebre verso do poema de Federico García Lorca «Romance Sonâmbulo» (Romancero Gitano, 1928).
Quando um temperamento apaixonado, quando um Verdi dota a arte de uma obra viva e forte, repleta tanto de ouro como de lama, não vamos dizer-lhe: meu caro senhor a sua obra tem falta de gosto, não é distinta. Distinta! … Será que Michelangelo, Homero, Dante, Shakespeare, Beethoven, Cervantes e Rabelais eram distintos?
Georges Bizet, Revue Nationale, 1867
27 e 28 ABRIL, 2019 | SALA DE ENSAIOS
Intérpretes João Maionde, João Farraia, Pedro Walter e Vera Santana
Cenografia Steven Evan
Desenho de luz José Carlos Nascimento
Figurinos Teresa Capitão
Marionetas Teresa Varela
Operação de luz e som Paulo Horta