Vários regressos a Almada
O Festival de Almada 2025 será marcado pelo regresso de vários dos criadores estrangeiros que nos últimos anos mais sucesso obtiveram junto do público português: é o caso de Thomas Ostermeier e da sua Schaubühne Berlin, que nos traz História da violência, de Édouard Louis. E também de Joël Pommerat, que apresenta Marius, a partir da peça de Marcel Pagnol que é um ‘clássico moderno’ da dramaturgia francesa.
A programação integral da 42.ª edição do Festival de Almada é apresentada a 18 de Junho, mas há mais dois espectáculos revelados desde já. La tempesta, pela companhia de marionetas italiana Carlo Colla e Figli, foi escolhida pelo público no ano passado para regressar em 2025 como Espectáculo de Honra. No que se refere a estreias, a Companhia de Teatro de Almada apresentará Um adeus mais-que-perfeito, uma adaptação da novela de Peter Handke com encenação de Teresa Gafeira.
Para além das 46 sessões de teatro e dança, entre 4 e 18 de Julho haverá todas as noites concertos ao ar livre, encontros com artistas nos finais de tarde, e exposições de artes plásticas. Este ano o Festival acontece em Almada (Teatro Municipal Joaquim Benite, Escola D. António da Costa, Fórum Municipal Romeu Correia, Academia Almadense) e Lisboa (Centro Cultural de Belém e Culturgest).
As Assinaturas para ter entrada nos 20 espectáculos pagos desta edição (12 estrangeiros e 8 portugueses) já se encontram à venda nos locais habituais e em ctalmada.pt.
APRESENTAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO INTEGRAL
Quarta-feira, 18 Junho às 21h00
A Schaubühne Berlin traz-nos um dos seus sucessos das últimas temporadas: História da violência, do escritor francês Édouard Louis, relata-nos em registo autobiográfico uma violação ocorrida numa noite de Natal. Partindo desse trauma, o autor interpela a relação de França com as suas ex-colónias: esta é também uma história sobre racismo e homofobia. Estreada em Junho de 2018, História da violência está em digressão desde esse ano, tendo arrebatado o público e a crítica dos vários países por onde já passou: “A força da peça deixa o público sem fôlego” (in Süddeutsche Zeitung); “A violência encarna, habita, e atravessa os corpos” (in Le Monde); “Uma produção simplesmente espantosa” (in New York Times).
Teatro Municipal Joaquim Benite • 9 e 10 de Julho
No ano passado, o público do Festival elegeu La tempesta, da histórica companhia de teatro de marionetas milanesa Carlo Colla e Figli, para regressar em 2025 como Espectáculo de Honra. Recorrendo à voz gravada de Eduardo De Filippo, que interpreta todas as personagens, esta criação — com 12 marionetistas que manipulam mais de 150 marionetas — consiste numa revisitação inesquecível do clássico de William Shakespeare.
Fórum Municipal Romeu Correia • 6 e 7 de Julho
A peça Marius nasceu da colaboração de Pommerat com uma prisão na Provença, onde dirigiu uma formação teatral. Trazida para os dias de hoje, a obra de Pagnol centra-se na relação entre um pai e um filho, num café popular de Marselha: Marius deseja ardentemente partir e escapar à ditadura do quotidiano, mas a fidelidade ao pai — e o amor que tem por Fanny — deixam-no sem saída. “Um espectáculo fora do vulgar” (in Le Monde).
Teatro Municipal Joaquim Benite • 13 e 14 de Julho
A Companhia de Teatro de Almada estreia uma versão para teatro, com encenação de Teresa Gafeira, de um texto de Peter Handke, vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2019. Em Um adeus mais-que-perfeito o romancista austríaco capta a essência do percurso de vida da sua mãe, e relata a espiral de dor que a levou ao suicídio, abordando o surgimento do nazismo, a II Guerra Mundial, e o sofrimento que se seguiu.
Teatro Municipal Joaquim Benite • 5 a 17 de Julho
Assinaturas para todos os espectáculos já à venda12 criações internacionais . 8 criações nacionais . 9 palcos em Almada e Lisboa |
Assinatura Geral … 100€
Assinatura Clube de Amigos do TMJB* … 80€
*Com cartão válido, pelo menos, até 18 de Julho
A Assinatura do Festival de Almada dá acesso a todos os espectáculos, numa das sessões programadas.
O título de Assinatura deverá ser trocado pelos respectivos bilhetes para cada sessão, na bilheteira do Teatro Municipal Joaquim Benite, a partir de 19 de Junho.
As Assinaturas podem ser adquiridas na bilheteira do Teatro Municipal Joaquim Benite, nas lojas FNAC e em ctalmada.pt.