AcolhimentoTeatroTemporada 2019

UMA NOITE NO FUTURO

A partir de textos de Samuel Beckett e Gil Vicente | Encenação de Nuno Carinhas

TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO

Obras dramáticas de dois cultores da forma teatral breve constituíram o “chão” desta criação: Gil Vicente, o ilustre desconhecido a quem se atribui a fundação do teatro português, e Samuel Beckett, o escritor que mudou o teatro no século XX. Os textos de Beckett Velha toada (uma reescrita beckettiana de uma peça radiofónica de Robert Pinget chamada La manivelle) e A última gravação de Krapp, e o Auto da fé, de Gil Vicente, foram revisitados para criar algo novo sobre grandes velhos temas que estão no coração da inquietação artística: a passagem das horas, luzes e sombras, solidão e festa, barulho e silêncio, memória e esquecimento.

Dois velhos lembram (e deslembram) o passado enquanto o mundo moderno lhes passa (literal e ruidosamente) ao lado. Um homem dialoga, no seu 69.º aniversário, com uma gravação de há trinta anos. Dois pastores – parentes longínquos do par Didi/Gogo de À Espera de Godot – manifestam um cómico deslumbramento diante das coisas do Natal, abrindo caminho a uma personagem alegórica, como só Vicente as fazia para dar voz ao que por vezes não se podia: a Fé.

Nuno Carinhas (n. 1954) é pintor, cenógrafo, figurinista e encenador. Entre 2009 e 2018 foi o Director Artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ). Como encenador, destaca-se o trabalho realizado com o TNSJ, Cão Solteiro, ASSéDIO, Escola de Mulheres e Novo Grupo/Teatro Aberto – para textos de Federico García Lorca, Jean Cocteau, Henri Michaux, Luigi Pirandello, entre muitos outros. Como cenógrafo e figurinista, trabalhou com Ricardo Pais, Fernanda Lapa, João Lourenço, Fernanda Alves, Jorge Listopad, Olga Roriz, Paulo Ribeiro, etc.


Progresso, progresso, progresso é tudo muito bonito, lá isso ao menos não
haja dúvida, mas é científico, progresso, científico, a lua não é progresso, lunáticos, lunáticos.
fala de Cream, Velha toada, Samuel Beckett, 1960


02 e 03 FEVEREIRO, 2019 | SALA PRINCIPAL

sáb às 21h00
dom às 16h00

Duração aprox.: 1h40 | M/12

COMPRAR BILHETE

Intérpretes Alberto Magassela, João Cardoso, João Lourenço, Paulo Freixinho e Sara Barros Leitão
Conceito e dramaturgia Nuno Carinhas e Pedro Sobrado
Cenografia e figurinos Nuno Carinhas
Desenho de som Francisco Leal
Desenho de luz Nuno Meira
Apoio linguístico João Veloso
Realização vídeo Fernando Costa


tags
mostrar mais
Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker