Um espelho para três actrizes se pensarem como mulheres

Anabela Almeida, Cláudia Gaiolas e Sílvia Filipe são As Três Sozinhas, três mulheres em reflexão íntima sobre a condição feminina. É um dos espectáculos de abertura deste 36.º Festival de Almada, a decorrer desta quinta-feira até 18 de Julho

in Público, 4 Julho 2019 notícia online

A primeira ideia que tiveram para levar para palco a sua amizade de 20 anos foi trabalhar a partir das Novas Cartas Portuguesas. Tal como as autoras originais, também elas eram três. Três actrizes de uma mesma geração a pensar a sua condição feminina no espaço do teatro. Só que a ideia inicial não vingou e começaram a expandir cada vez mais as referências que carregavam consigo, a munir-se de cada vez mais livros e modelos, até poderem traçar uma linha entre Medeia e as Pussy Riot, entre Joana d’Arc e Patti Smith, entre a madrasta da Branca de Neve e Marina Abramovic.

Anabela Almeida, Cláudia Gaiolas e Sílvia Filipe foram-se rodeando de nomes, obras e citações para se pensarem enquanto mulheres. Até que, por sugestão dos seus conselheiros artísticos, Alex Cassal e Judite Canha Fernandes, voltaram à ideia das cartas – mas escrevendo umas às outras, com o intuito apenas de desbravar caminho, aproveitando para pensar através da escrita o que podiam dizer de novo sobre si a duas amigas com muita história partilhada.

mostrar mais
Back to top button