Trabalho e precaridade: o caso das limpezas

No último sábado a Conversa com o Público foi sobre Os trabalhadores da cultura e contou com os convidados António García Pereira, advogado e professor universitário, e com Rui Galveias, Coordenador do CENA/STE.

No próximo sábado, dia 2 de Abril, às 18h, no foyer do TMJB concluímos o ciclo de Conversas com o Público, intitulado “Trabalho, Cultura e Arte”, a propósito do espectáculo Além da dor, de Alexander Zeldin, com encenação de Rodrigo Francisco.

Subordinado ao tema Trabalho e precaridade: o caso das limpezas, Maria Augusta Fernandes terá como convidadas, na última Conversa, Isabel Dias, professora universitária, e a jornalista e escritora Rita Pereira Carvalho.

A professora Isabel Dias foi coordenadora do relatório executivo: Limpezas em tempo de pandemia: entre a precaridade e os riscos na saúde das trabalhadoras dos serviços de limpeza, editado em 2021, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e que pode ser consultado através deste link: https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2021/11/relatorio_executivo_limpezas_em_tempo_pandemia.pdf

A jornalista e escritora Rita Carvalho foi autora do livro As invisíveis – Histórias sobre o trabalho de limpeza, publicado em Fevereiro de 2022 pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Desenvolve actualmente no KINO-DOC um filme sobre empregadas de limpeza, que é um prolongamento do seu livro.

Para ponto de partida para esta Conversa estão também os livros Mulheres invisíveis, de Caroline Criado Perez, publicado pela Relógio D’Água e Desigualdades Sociais e Grupos Sociais Vulneráveis – Sociedade, políticas e estratégias de sobrevivência em Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, de Helena M. Carvalho, disponível na Wook.

Consulte aqui o programa completo das Conversas com o Público

in CTA 30 Mar 2022

mostrar mais
Back to top button