TIME

Direcção de Aldara Bizarro

O TEATRÃO – OFICINA MUNICIPAL DE TEATRO

Alteração de horário «TIME»
Por motivo de ‘força maior’ relacionado com O Teatrão, a sessão do espectáculo «TIME», que esta companhia apresentará no dia 21 de Maio, foi antecipada para as 15h00. Os espectadores que já tenham adquirido entrada para a sessão e não possam assistir ao espectáculo no novo horário poderão trocar o seu bilhete para a sessão do dia anterior, ou solicitar a sua devolução na bilheteira do teatro. Lamentamos os eventuais inconvenientes

TIME é uma peça de dança, criada para três actores, em torno do tema ‘tempo’, como resposta ao desafio de se trabalhar a ideia de utopia e de mudança. Desde a antiguidade que a natureza do tempo se apresenta como uma das maiores questões filosóficas, quer pela tentativa de compreender a sua linearidade, passado, presente e futuro, quer pela sua subjectividade, uma vez que o tempo é interpretado por cada um de forma diferente, sendo muitas vezes essa interpretação influenciada pela situação que se vive em determinado momento. Há um ponto no qual muitos teóricos estão de acordo: o tempo, tal como é experienciado durante a vida dos humanos, é irreversível. Também há um ponto que parece suscitar alguma preocupação, que é o do tempo tal e qual como o vivemos na actualidade, que não corresponde às necessidades da humanidade, nem do planeta, uma vez que se vive apressadamente, desrespeitando os tempos biológicos do corpo, e os tempos da natureza, que lhe são inerentes. Nesta peça, que utiliza a linguagem subjectiva da dança, vai-se procurar responder a algumas destas grandes questões, recorrendo como inspiração à escrita de filósofos e de obras literárias, e cruzando-as com informação empírica recolhida através de entrevistas realizadas com pessoas que têm um conhecimento empírico do tempo, uma vez que trabalham a terra e estão regularmente muito próximas da natureza.

Aldara Bizarro é ex-bailarina e coreógrafa. Nasceu em 1965 em Maputo. Estudou dança, desde os 5 anos, em Luanda, Lisboa, Nova Iorque e Berlim. Como intérprete, trabalhou com vários coreógrafos portugueses nos anos 80 e 90. Desenvolve trabalho como coreógrafa desde 1990, pertencendo ao grupo da Nova Dança Portuguesa. O seu trabalho artístico centra-se na criação para o público jovem e no desenvolvimento de projectos para a comunidade.


20 e 21 MAIO, 2023 | SALA EXPERIMENTAL

sáb às 21h00
dom às 15h00

Duração: 60min. | M/12

Cenografia e figurinos Morgana Machado
Música original Luís Pedro Madeira
Figurinos Helena Guerreiro
Desenho de luz Jonathan Azevedo
Som Nuno Pompeu
Interpretação João Santos, Margarida Sousa, Sofia Coelho

mostrar mais
Back to top button