SUSPENSÃO

de Clara Andermatt, Jonas Runa e António Sá-Dantas

13 MAIO, 2016 | SALA PRINCIPAL

Suspensão marca o regresso de Clara Andermatt aos palcos continuando a explorar diferentes colaborações e territórios artísticos. Esta criação pretende espelhar o risco e a liberdade que Andermatt permanentemente procura no seu trabalho.
Clara Andermatt chama vários colaboradores para partilharem o processo criativo. Uma criação assente num processo de experimentação e laboratório, desenvolvido em residência com os compositores Jonas Runas e António Sá-Dantas, na criação e interpretação, e com a colaboração de Vítor Rua, Ana Direito e Wilma Moutinho.
Este trabalho incide numa forte exploração sonora criada a partir de sistemas eletroacústicos accionados através do corpo, movimento e luz que se desenvolvem em simultâneo criando uma linguagem unificada.
Suspensão define o próprio processo criativo que se sustenta numa linha aberta de pensamento e num ponto específico de concentração.

Clara Andermatt iniciou os seus estudos de dança com Luna Andermatt. Em 1980 ingressa no London Studio Centre de Londres. Na mesma altura recebeu o diploma de grau avançado da Royal Academy of Dance. Foi bailarina da Companhia de Dança de Lisboa e da Companhia Metros de Ramón Oller (1989-91 Barcelona). Em 1991 criou a sua própria estrutura. Ao longo da sua carreira tem sido distinguida com diversos prémios, dos quais se destacam: 1º Prémio do III Certámen Coreográfico de Madrid (1989); Menção Honrosa do Prémio Acarte (1992); Prémio Acarte/Madalena Azeredo Perdigão (1994); Prémio Almada; e Espectáculo de Honra do Festival de Almada, com Uma história da dúvida (1999).

Uma coreógrafa dois compositores: Clara Andermatt, Jonas Runa, António Sá-Dantas.
Um solo, um trio, uma performance, um concerto, uma dança.
Momentos.
Composição, improvisação, experimentação. Colaboração.

Sex às 21h30
SALA PRINCIPAL | M/6 | 1h00

Direção Clara Andermatt
Criação/Intepretação/Espaço cénico Clara Andermatt, Jonas Runa, António Sá-Dantas
Desenho de luz Wilma Moutinho
Figurinos Ana Direito
Construção espaço cénico Sergio Cobos
Sistema electrónico de interacção luz/som Jonas Runa
Consultor artístico Vítor Rua

Produção ACCCA
Co-produção Teatro Viriato
Apoio O Espaço do tempo

Agradecimentos Zé Pereira, Nelson Almeida, Tomás Pereira, João Miguel Almeida, Celestino Verdades (CUE ONE), Teatro do Bairro, São Luiz Teatro Municipal

 


mostrar mais
Back to top button