SUSANA GASPAR e NUNO VIEIRA DE ALMEIDA

Co-apresentação: Share Foundation

Numa iniciativa conjunta com a Share Foundation, o Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta um ciclo de música de câmara que cruza alguns dos mais renomados intérpretes deste género musical com jovens talentos em ascensão. Contando com comentários iniciais de Luís Madureira, pela Sala Experimental do TMJB passarão obras clássicas e contemporâneas, portuguesas e estrangeiras, para instrumentos de cordas – e canto.

Susana Gaspar estudou no Conservatório Nacional de Lisboa, na Guildhall School of Music and Drama e no National Opera Studio, em Londres. Em 2013 representou Portugal no Cardiff Singer of the World. Dos papéis operáticos destacam-se: Violetta, La Traviata (Verdi), Mimì, La Bohème (Puccini), Cio-Cio-San, Madame Butterfly (Puccini), Manon, Manon (Massenet), Marguerite, Faust (Gounod), Azema, Semiramide (Rossini), gravado para a Opera Rara, Paride, Paride ed Elena (Gluck), Clarice, Il Mondo della luna (P. Avondano), Sevadilha, Guerras de Alecrim e Manjerona (António Teixeira) com os Músicos do Tejo, Josephine, Comedy on the Bridge (Martinu), Lauretta, Gianni Schicchi (Puccini) e Vi, Blue Monday (Gershwin) no Teatro Nacional de São Carlos. Como jovem artista na Royal Opera House Covent Garden interpretou os Papéis de Barbarina, Le Nozze di Figaro (Mozart), Contessa di Ceprano, Rigoletto (Verdi), Giannetta, Elisir d’amore (Donizetti), First innocent, Minotaur (Birtwistle), Papagena, Die Zauberflöte (Mozart) e Voz do Céu, Don Carlo (Verdi). Ainda na ROH foi a understudy para os papéis de Susanna, Le Nozze di Figaro (Mozart), Gilda, Rigoletto (Verdi), Mimì, La Bohème (Puccini), Adina, Elisir d’amore (Donizetti) e Magda, La Rondine (Puccini). No Linbury Theatre da ROH cantou numa produção encenada de Les nuits d’été (Berlioz), e Aurore, Le portrait de Manon (Massenet), ambas gravadas para a editora Opera Rara. Próximos e recentes projectos incluem Vittelia, La Clemenza di Tito (Mozart) no Teatro Nacional de São Carlos, Violeta Valéry, La Traviata (Verdi) para a Nevill Holt Opera no UK, Ein Deutsches Requiem (Brahms) no CCB, Clara, Il proscritto (Mercadante) no Barbican Centre, em Londres, e Mélisande, Pelléas et Mélisande (Debussy).

Nuno Vieira de Almeida estudou em Lisboa com José Manuel Beirão e Tania Achot e, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, em Viena, com Leonid Brumberg, e em Londres, com Geoffrey Parsons.
Apresenta-se regularmente como pianista de Lied com os maiores cantores nacionais e grandes nomes internacionais (Gundula Janowitz, Peter Weber, Peter Jelosits, Ulla Gustafson, Gabriele Fontana, etc.) em Portugal e no estrangeiro.
Foi responsável em Portugal por muitas das primeiras audições de obras de compositores como: Schönberg, Webern, Wolf, von Einen, Sckreker, Korngold, Weil, Bernstein, Britten, etc… E, em primeira audição mundial, obras de: João Madureira, Carlos Caires, Constança Capdeville, Paulo Brandão, etc…
Foi autor de diversos projectos de síntese musical em áreas como a pintura, o teatro e a poesia.
Foi co-autor com Yvette Centeno do programa de rádio O texto e a música.
Colabora regularmente em espetáculos de teatro e cinema como intérprete e autor de bandas sonoras.
É responsável pelo ressurgimento de muitas obras para voz declamada e piano tendo interpretado muitas em estreia em Portugal e encomendado outras tantas a compositores portugueses.
É professor na Escola Superior de Música de Lisboa e coordenador da classe de canto.  É doutorado em Musicologia Histórica pela Universidade Nova de Lisboa – 2015.

Luís Madureira concluiu o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional.
Estudou em Londres com o Professor Peter Harrison como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura.
É licenciado em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Tem o Título de Especialista em Música do Instituto Politécnico de Lisboa.
Divide a sua actividade entre o ensino, o canto, o teatro e o cinema. É Professor jubilado da ESML, e é frequentemente convidado a dirigir seminários de voz e elocução.
O seu repertório abrange música antiga, lied, mélodie e obras de compositores dos séculos XX e XXI. Apresentou-se como solista e em recital, em Portugal, França, Córsega, Suíça, Alemanha, Inglaterra, EUA, Brasil e Moçambique, com os pianistas Olga Prats, Jorge Moyano, Nuno Vieira de Almeida, João Paulo Santos e João Vasco de Almeida, entre outros.
Em concerto e ópera, foi dirigido por Alberto Nunes, Alberto Roque, Jorge Matta, João Valeriano, João Paulo Soares, Fernando Eldoro, Michel Corboz, Michel Tabachnik, Bruno Pizzamiglio, João Paulo Santos, Stefan Asbury, Peter Bergamin e Pedro Moreira.
No teatro, participou como actor/cantor em espectáculos com encenações de Nuno Carinhas, Carlos Quevedo, Filipe La Féria, Ana Támen, Ricardo Pais, Luís Miguel Cintra, Giorgio Barberio Corsetti, Cornelia Geiser e Fernanda Lapa e, sob a direcção de Bento Pinto da França, em produções para a televisão.
No cinema, foi dirigido por Monique Rutler, Joel Farga, Manoel de Oliveira e Ruy Guerra.
Foi consultor artístico do Estúdio de Ópera da Casa da Música (Porto – 2001/02) e programador da área da música de Faro, Capital Nacional da Cultura 2005.


08 MAIO, 2022 | SALA EXPERIMENTAL

dom às 16h00

Duração aprox.: 90min. | M/6

FERNANDO LOPES-GRAÇA:
. O Sol é grande
. Oh como se me alonga
. Sete anos de pastor
. Alma minha gentil que te partiste
. Porque vossa beleza a si se vença
RICHARD STRAUSS:
. Die heiligen drei Könige aus Morgenland
. Morgen
. Zueignung
KURT WEILL:
. Come up from the fields, father
. Youkaly

Susana Gaspar, soprano
Nuno Vieira de Almeida,
piano
Luís Madureira
,
 comentários


mostrar mais
Back to top button