SOL NA MANSI

Guto Pires músicos oriundos de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal

02 JUNHO, 2007 | SALA PRINCIPAL

Cantor multifacetado, criador de temas sobre África e principalmente sobre a Guiné-Bissau, Guto Pires é um observador atento do mundo que o rodeia, que é também uma fonte para a sua inspiração. O conhecimento da world music, e da música africana em particular, marcaram profundamente a personalidade deste artista enquanto compositor e intérprete, revelando como traços particulares a sensibilidade, a harmonia, a destreza e a curiosidade. Os seus gestos e representações musicais mostram a sua capacidade de captar o quotidiano das relações culturais e sociais e sintetizá-las em música.
Ao longo da sua carreira, Guto Pires definiu uma estética musical própria, incorporando nas suas criações a dimensão polifónica, presente na cultura do seu país, uma herança que o artista faz questão de preservar. Desta forma, cria um campo sempre renovado de intervenção para as futuras gerações de músicos guineenses. Em Sol na Mansi, com temas próprios e temas populares da Guiné-Bissau e Senegal, num total de 11 composições, Guto Pires introduz-nos na riqueza musical da sua terra-mãe, dando voz ao amor, à paz e à liberdade. No seu agrupamento tocam músicos oriundos de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

INTÉRPRETES Coros Mino Nogueira, David Makulé e Maio Coopé, Guitarras Djon Mota, Tony Dudu e Adriano Tundú, Baixo eléctrico Miguel Yamba, Teclas Humberto Ramos, Trompete Miguel Gonçalves, Trombone Rui Gonçalves, Percussões Dalú, Armando, ‘Gente Nöba’ Pereira, Wié Sissokó e Lilison, Percussão Sikó, Iva e os Dumdumba, (orquestra de percussão de Lisboa) Bateria Nandu Ndu e Dinho Silva

SALA PRINCIPAL
2 JUNHO
Duração 1h30

mostrar mais
Back to top button