SIMPLESMENTE COMPLICADO
De Thomas Bernhard | encenação de Claus Peymann
(cancelado) | SALA PRINCIPAL
Retratando o balanço amargurado de um velho actor sobre as suas glórias teatrais, a peça foi dedicada ao actor Bernhard Minetti (para quem, pelo seu 80º aniversário, Thomas Bernhard escrevera já Minetti) e teve estreia em Berlim em 1986, vindo finalmente a ser encenada por Peymann em 2011, 80 anos depois do nascimento de Bernhard. Contaria com a cumplicidade de Gert Voss (n.1941), actor de méritos sobejos, muito apreciado por encenadores como Matthias Langhoff, Peter Stein, Luc Bondy ou o próprio Peymann. Digno herdeiro de Minetti, Voss evoca num grande solo tragico-cómico a história de amor intemporal que é já, e em certa medida, também a sua com o teatro.
Claus Peymann (n.1937) dirigiu o Burgtheater de Viena, sendo, desde 1999, o director do Berliner Ensemble – a companhia fundada por Bertolt Brecht. Foi sua a primeira encenação de uma peça de Bernhard, Uma festa para Boris, estreada em 1970, bem como de quase todas deste autor. As suas criações têm passado pelos mais importantes festivais de teatro do Mundo. Especialmente dedicado aos poetas dramáticos contemporâneos, Peymann tem-se também distinguido com criações de obras de Shakespeare, Kleist, Schiller ou Goethe.
Thomas Bernhard (1931-1989) foi um dos mais brilhantes escritores da sua geração e deixou uma obra dispersa por vários géneros – poesia, ficção, ensaio e teatro. Superlativamente irónico e mordaz, a sua relação com a Áustria (que considerava minada por ocultos ideais fascizantes) foi controversa, tendo o autor proibido, por determinação testamentária, a difusão e representação das suas obras no território austríaco.
intérpretes Gert Voss e uma jovem rapariga
Dramaturgia Jutta Ferbers
Cenário e figurinos Karl-Ernst Herrmann
Luzes Ulrich Eh
(CANCELADO), 2012 | SALA PRINCIPAL | M/12