Show travesti estreia-se no CCB

É uma das grandes estreias da Festa, isto é, do Festival Internacional de Almada. Os Artistas Unidos mostram, a partir de hoje e até dia 17, no CCB, Lisboa, ‘Music-Hall’, uma peça do francês Jean-Luc Lagarce (1956-1995) que retrata, com humor e ironia, a vida dos artistas ambulantes.

Lembram-se de ‘La Strada’, de Fellini? Este espectáculo tem ecos desse universo, simultaneamente trágico e cómico, patético e sublime. A acção de ‘Music-Hall’ começa quando três homens irrompem pelo palco vazio da Sala de Ensaio do CCB e se preparam para montar o seu ‘show’.

Inicialmente, fala-se de uma rapariga que virá cantar, mas a certa altura percebe-se que a rapariga é um deles. Um travesti, portanto. Embora o dramaturgo tenha escrito um papel para uma mulher, o encenador, François Berreur, optou por pôr um homem a dar corpo à vedeta, acentuando assim a comicidade da peça.

De resto, há muita ironia no texto de Lagarce, que em vez de nos ‘mostrar’ um espectáculo de cabaret, coloca as personagens na posição de narradores que ‘explicam’ o espectáculo e que, pelo meio, se queixam dos percalços da vida de um artista.

Há ainda um outro nível de humor neste espectáculo: Américo Silva (a rapariga) não é minimamente efeminado e, durante todo o tempo, fala com voz grossa e movimenta-se com brusquidão. E quanto aos coristas (António Simão e Pedro Carraca), um muito alto, outro muito baixo, têm tudo menos jeito para dançar…

O resultado é algo grotesco e francamente divertido, desde que os actores mantenham um bom nível de energia e cumpram a contracena, em vez de tentar brilhar cada um para o seu lado.

UM AUTOR FUNDAMENTAL

Recorde-se que, do mesmo Jean-Luc Lagarce, a companhia de Jorge Silva Melo já levou à cena as peças ‘Tão Só o Fim do Mundo’ e ‘As Regras da Arte de Bem Viver na Sociedade Moderna’.

Só para se ter uma ideia do cartaz que este autor tem em França, no ano passado estrearam 25 produções a partir de Shakespeare, 16 a partir de Molière, 12 de Lagarce e 10 de Tchekov. Lado a lado com os melhores… ‘Music-Hall’ é para ver às 21h00. Nos dias 15, 16 e 17 o pano sobe às 19h00.

Ana Maria Ribeiro
in Correio da Manhã, 8 jul 2005

mostrar mais
Back to top button