SAVALLIANA

de Rui Lopes GRAÇA | coreografia Rui Lopes GRAÇA

15 OUTUBRO, 2010 | SALA PRINCIPAL

Considerando que toda e qualquer mudança parte sempre de um indivíduo, mesmo que se trate de uma mudança colectiva, este trabalho reflecte as dicotomias entre o grupo e o indivíduo, entre a unidade e a fragmentação, numa lógica constante de construção e de desconstrução… e se isto se prova no gesto coreográfico de Savalliana também se denota no próprio processo de criação do espectáculo.

Rui Lopes GraçaRui Lopes Graça iniciou os seus estudos de dança como bolseiro da escola do Ballet Gulbenkian e do Centro de Formação Profissional da Companhia Nacional de Bailado.
Em 1985, ingressou no elenco desta companhia e, em 1996, tornou-se bailarino solista. Dançou grande parte do repertório da CNB, em bailados clássicos e contemporâneos.
Em Julho de 1999, participou no Curso Internacional para Coreógrafos e compositores da Universidade de Bretton Hall, em Inglaterra, dirigido por Robert Cohan, Nigel Osborne, Ivan Kramar e Gale Law. Desde 1996, tem coreografado para a Companhia Nacional de Bailado, Ballet Gulbenkian, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, The Curve Foundation Dance Company, Escola Superior de Dança e Conservatório Nacional. Coreografou também para a Expo’98, Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, Centro Cultural de Belém e festivais internacionais nos EUA, Holanda, Espanha, Itália e Turquia.
É co-fundador da Companhia Rui Lopes Graça, para a qual criou Antídoto, Sopro, Dois, A Arte da Fuga e os espectáculos infantis, Mémé mesmo aqui ao pé e Bolinha de Sabão. É actualmente coreógrafo residente da Companhia Nacional de Bailado.

Imprensa
(…) Das ideias iniciais, que incluíam um conjunto de discursos típicos do Sec. XX, entre os quais o da publicidade, que é capaz de reduzir os indivíduos a números, o coreógrafo guardou vagas ressonâncias e procurou trabalhar o ser humano como motor individual do imaginário colectivo. Este é o ponto de partida de Savalliana, que é desenvolvido numa visão pragmática mas alegre da vida, tendo por mote a comunhão com os outros mas também a solidão como experiências de vida do indivíduo, numa busca incessante de equilíbrio. (…)
Cristina Peres in Jornal Expresso 2000

(…) Na base estrutural da coreografia Savalliana está uma selecção feita por Rui Vieira Nery de músicas ibéricas dos séculos XVI e XVII, dirigidas por Jordi Savall

(…). Base estrutural, porque Rui Lopes Graça constrói o movimento a partir de uma análise obstinadamente rigorosa da música, o que é, aliás, uma das características de qualquer dos seus trabalhos coreográficos. Contudo, não deve entender-se a musicalidade do coreógrafo como uma atitude de subserviência da coreografia à música, mas antes a procura de uma força aglutinadora de ambas as linguagens, através da qual os sentidos se reforçam. Justamente, em Savalliana não existe uma literalidade coreográfica, mas antes uma insinuação de sentidos “narrativos” que irrompem de uma partitura coreográfica complexa e predominantemente abstracta. Ou seja, os movimentos do grupo (duetos, solos) sugerem uma tensão que por sua vez é teatralizada através de um solo feminino (…). Um corpo solitário, tranquilizado, mais à frente, por um outro solo (…). É como se toda a peça rodasse em torno destas duas imagens – a dança vai abrindo caminho, através de alusões, à afirmação dos estados emocionais das duas personagens. (…)
Maria José Fazenda Novembro, 2000

Ficha Técnica
coreografia Rui Lopes Graça
Sequência Musical Rui Vieira Nery*
*sobre interpretações de Música Ibérica dos séculos XVI e XVII dirigidas por Jordi Savall
Cenografia João Mendes Ribeiro
Figurinos Vera Castro
Desenho de Luz Daniel Worm d’Assumpção
Elenco: Catarina Lourenço, Marta Sobreira, Solange Melo, Andreia Pinho, Barbora Hruskova, Charmaine du Mont, Catarina Grilo, Victoria Monge, Margarida Pimenta, Monica Garcia, Carlos Pinillos, Pedro Mascarenhas, Tom Colin, Freek Damen, Ricardo Limão, Yuhi Yonekura, Xavier Carmo, Frederico Gameiro Miguel Ramalho

15 OUTUBRO, 2010 | SALA PRINCIPAL | M/6

mostrar mais
Back to top button