SAUDAÇÃO A WALT WHITMAN

a partir de Fernando Pessoa, Federico Garcia Lorca e Walt Whitmancriação colectiva

02 e 03 MAIO, 2015 | SALA EXPERIMENTAL

Saudação a Walt Whitman é a segunda parte – primeira a ser apresentada, no entanto – de uma trilogia que, na sua génese, “tinha o ritmo marcado pelos escritos de Federico Garcia Lorca” . Foi de Lorca, justamente, que surgiu o nome de Walt Whitman, já que o espanhol dedicou alguns versos ao poeta norte-americano, na sua Ode a Walt Whitman. Pessoa, com a sua Saudação, veio completar esta tríade de poetas desencontrados no tempo e na geografia. A admiração que os poetas ibéricos tinham por Whitman está bem manifesta em várias passagens dos poemas que lhe dedicaram.

Walt Whitman (1819-1892) é considerado um dos mais importantes poetas norte-americanos. Da sua obra destaca-se Folhas de erva, volume que foi publicado pela primeira vez em 1855 com doze poemas sem título e um prefácio, e que foi depois reeditado por Whitman várias vezes ao longo da sua vida, tendo chegado, na sua forma derradeira, a conter 400 poemas.

O Teatro Estúdio Fontenova é uma associação cultural fundada em Setúbal em 1985. Para além das produções que apresenta, dinamiza também formações e colóquios, e é responsável pela organização do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, que em Agosto de 2015 terá a sua 17.ª edição.

Teatro Estúdio Fontenova | Setúbal

Sáb às 21h30 | Dom às 16h00
SALA EXPERIMENTAL | M/16 | 1H00

Intérpretes Eduardo Dias e Wagner Borges (actores), Filipe Oliveira (músico)

Espaço cénico e luz José Maria Dias
Apoio ao movimento Tiago Boto
Música original Filipe Oliveira com a participação especial de Davide Fournier
Realização, videomapping e fotografia Leonardo Silva

 


mostrar mais
Back to top button