SALOMÉ
de Oscar Wilde | encenação de Bruno Bravo
21 a 24 NOVEMBRO, 2013 | SALA EXPERIMENTAL
Salomé, tragédia em um acto escrita por Oscar Wilde em 1893, baseia-se na história bíblica da decapitação de São João Baptista, prisioneiro de Herodes: Salomé, incitada pela sua mãe, Herodíade, amante de Herodes, pede ao rei (como recompensa por ter dançado perante ele e os seus convidados) que lhe seja entregue a cabeça de João numa bandeja de prata. Este texto, cuja estreia em Londres deveria ter contado com Sarah Bernhardt como protagonista, acabou por ser proibido em Inglaterra, por ter sido considerada ilegal a representação de personagens bíblicas em palco.
Oscar Wilde (18541900), poeta, dramaturgo e ensaísta irlandês, inscreve-se no decadentismo europeu de fim de século. Por ser homossexual, foi condenado a dois anos de prisão. Depois de ser libertado viveu em França, onde passou os últimos três anos da sua vida. É autor, entre muitas outras obras, de O retrato de Dorian Gray (1890); O leque de Lady Windermere (1893); e A importância de ser Ernesto (1899).
Criado em 2001, o colectivo Primeiros Sintomas, dirigido por Bruno Bravo, tem levado à cena textos de Beckett, Hemingway, Strindberg, Ravenhill ou Castro Caldas, em produções premiadas com várias distinções, como o Globo de Ouro 2005 para Melhor Espectáculo de Teatro (Endgame, de Beckett), ou o Prémio da Crítica 2007 (Foder e ir às compras, de Mark Ravenhill), atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.
Intérpretes António Mortágua, Carolina Salles, Ricardo Neves-Neves, Sandra Faleiro
Vozes André Cortina, António Braga, Bruno Simões, Dinis Gomes, Eduardo Breda, Jan Gomes, Jorge Vara, Miguel Castro Caldas, Peter Michael, Sofia Vitória e Vítor Oliveira
Tradução Aníbal Fernandes
Cenário e Figurinos Stéphane Alberto
Música Sérgio Delgado
Luz João Paiva
Execução de Figurinos Sandra Ferreira e Patrícia Buzi
Assistente de Produção Laura Tomás
Direcção de Produção Paula Fernandes
SALA EXPERIMENTAL | 21 a 24 NOVEMBRO
TEATRO | Duração: 1H10 | M/12
Primeiros Sintomas