CriaçãoProduções da CTATeatroTemporada 2019

REINAR DEPOIS DE MORRER

Texto de Luis de Guevara | Encenação de Ignacio García

COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA

O dramaturgo espanhol Luis Vélez de Guevara (1579-1644) terá composto mais de 400 peças. Este texto, de 1635, é considerado um dos seus melhores trabalhos. Com tonalidades intensamente líricas, põe em cena a mais trágica e lendária história de amor de Portugal: a de D. Pedro e D. Inês de Castro, à qual se opôs a razão de Estado (a que hoje poderíamos chamar uma razão politicamente correcta). Publicada em Portugal pela primeira vez em 1652, no âmbito de uma colecção intitulada (em castelhano, note-se) Comedias de los mejores y más insignes poetas de España, a peça evoca uma história de contornos inéditos e irrepetidos. O espectáculo centra-se nos dilemas e sofrimentos interiores e nos comportamentos que as quatro personagens principais revelam, convocando o público para pensar sobre o tema sempiterno que é o da supremacia das conveniências sobre o indivíduo – sempre mais frágil – que as questiona.

O encenador Ignacio García (n. 1977), distinguido já com vários prémios, é programador do Festival Dramafest (dedicado à dramaturgia contemporânea, que tem lugar na Cidade do México) e director do Festival Internacional de Teatro Clásico de Almagro. Grande divulgador do reportório do chamado Século de Ouro, divide-se entre os textos clássicos e os contemporâneos. José Gabriel López Antuñano (n. 1949), professor de Dramaturgia e Ciências Teatrais e autor de obras de pensamento sobre teatro, já realizou várias adaptações de textos dramáticos, entre os quais Enrique VIII y la Cisma de Inglaterra, de Calderón de la Barca, ou A história do cerco de Lisboa, de José Saramago, estreada no Festival de Almada em 2017.

ESPECTÁCUL O INSERIDO NA MOSTRA ESPANHA 2019

Silêncio, silêncio! Ouvi: Esta é a Inês laureada esta é a rainha infeliz que mereceu em Portugal reinar depois de morrer.
fala do Príncipe, acto V


25 OUTUBRO a 17 NOVEMBRO, 2019 | SALA PRINCIPAL

qui a sáb às 21h00
qua e dom às 16h00

Duração: 1h30 | M/12

COMPRAR BILHETE

Intérpretes Ana Cris, João Farraia, João Lagarto, José Neves*, Leonor Alecrim, Margarida Vila-Nova e Pedro Walter
Tradução Nuno Júdice
Cenografia José Manuel Castanheira
Figurinos Ana Paula Rocha
Desenho de luz Guilherme Frazão
Adaptação José Gabriel Antuñano

* Actor gentilmente cedido pelo Teatro Nacional D. Maria II

tags
mostrar mais
Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker