Reinar depois de morrer nomeado para “Prémio Autores 2020”

A criação da Companhia de Teatro de Almada, Reinar depois de morrer, acaba de ser nomeada para o “Prémio Autores 2020”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Autores, na categoria de Artes Visuais, para “Melhor Trabalho Cenográfico”. A cenografia de Reinar depois de morrer, é da autoria de José Manuel Castanheira.

Esta criação, resultou de uma co-produção entre a Companhia de Teatro de Almada e a Compañía Nacional de Teatro Clásico, de Madrid, e está integrada na Mostra Espanha 2019. Foi apresentado nos dois teatros com elencos diferentes mas com a mesma encenação (Ignacio García), cenografia (José Manuel Castanheira), figurinos (Ana Paula Rocha) e desenho de luz (Guilherme Frazão), a partir da mesma adaptação de José Gabriel Antuñano. O texto pertence ao “Século de Ouro” do país vizinho, e é da autoria de Luis Vélez de Guevara. A história é bem portuguesa e trata dos amores de D. Inês de Castro, que era castelhana, com o príncipe, futuro rei D. Pedro I.

O espectáculo, com elenco português (Ana Cris, David Pereira Bastos, João Lagarto, José Neves, Leonor Alecrim, Margarida Vila-Nova, Maria Frade e Pedro Walter), esteve em cena em 2019, entre 25 de Outubro e 17 de Novembro, no Teatro Municipal Joaquim Benite, tendo depois sido apresentado no Porto, no Teatro Nacional São João, nos dias 5 e 6 de Dezembro. Já em 2020 foi apresentado no Teatro de La Comedia, em Madrid, no dia 27 de Janeiro.

A cerimónia de entrega do Prémio Autores 2020, irá realizar-se no CCB – Grande Auditório no dia 26 de Março de 2020, com transmissão em directo na RTP2, às 22h.

in CTA 28 Fev 2020

mostrar mais
Back to top button