REI LEAR

de William Shakespeare | encenação de Rogério de Carvalho

24 SETEMBRO, 2016 | SALA PRINCIPAL

Lear resolve dividir o seu reino em três partes, para se livrar do peso das responsabilidades da coroa. O tamanho do território destinado a cada uma das filhas irá depender de quão eloquente e afectuoso for o seu discurso. Cordélia diz a verdade e é desprezada pelo pai. Por seu lado, Gloucester acredita, sem hesitações, no discurso do seu filho Edmundo no qual este lhe revela o plano do seu assassínio por parte do seu irmão, Edgar, também filho de Gloucester. Shakespeare irá desenvolver um enredo que se precipita para o caos, pleno de ambições, cegueira, hipocrisia e traições, contrastando com uma forte presença de factos e acções directamente ligados à prática da verdade, da honra e da fidelidade. Os temas da retórica da lisonja, da justiça, da culpa, da degradação moral e das consequências devastadoras que os actos dos homens podem espoletar são tratados de modo profundo e com uma dimensão cósmica.

O Ensemble é uma unidade de produção e investigação teatral lançada em 1996 por um grupo de actores e professores portuenses. Para além das produções próprias, o grupo trabalhou desde o início em parceria com os Teatros Nacionais D. Maria II e São João, o Rivoli – Teatro Municipal, e outras estruturas do Porto, Lisboa e Viseu. O seu espectáculo O avarento, de Molière, dirigido por Rogério de Carvalho, foi Espectáculo de Honra no Festival de Almada 2011.

Ensemble – Sociedade de Actores (Porto)

Sáb às 21h00
SALA PRINCIPAL | M/12 | 3h00 aprox. (c/intervalo)

REI LEAR

Intérpretes Jorge Pinto e António Parra, Daniel Silva, Diogo Freitas, Elmano Sancho, Isabel Queirós, Ivo Alexandre, João Castro, Miguel Eloy, Pedro Galiza, Raquel Pereira, Simão Do Vale e Vânia Mendes
Tradução Fernando Villas-Boas
Cenografia Pedro Tudela
Figurinos Bernardo Monteiro
Música Ricardo Pinto
Desenho de Luz Jorge Ribeiro
Assistente de Encenação Emília Silvestre


CONVERSAS COM O PÚBLICO SÁB 24 SETEMBRO ÀS 18H00

mostrar mais
Back to top button