QUARTETO DE CORDAS E ACORDEÃO
Obras de Piazzolla, Galliano e Paulo Jorge Ferreira
7 OUTUBRO, 2012 | SALA PRINCIPAL
Astor Piazzolla (1921-1992) abordou o Tango com inédita criatividade, levando o bandónio para as grandes salas de concertos e dando-lhe um papel protagonista. Tanguero de génio musical único, fez de uma tradição musical popular a matéria-prima para uma obra sublime e absolutamente singular. Four for Tango, composta no final dos anos 80, é considerada uma peça característica de Piazzolla, aliando uma escrita clássica aos ritmos do Tango argentino. Fuga y mistério foi com-posta para um dos quadros da ópera-tango de Piazzolla e libreto de Horacio Ferrer, Maria de Buenos Aires (1968).
Richard Galliano (n.1959) reinventou a valse musette e chamou-lhe new musette, por analogia com o nuevo tango do seu amigo e mestre Piazzolla, como ele indo beber à rua, à música para dançar nos bailes populares, conferindo novas qualidades ao já velho e gasto acordeão, de que Galliano é um virtuoso. Opale Concerto para Acordeão e Quarteto (1994) evoca a velha Paris e foi dedicado ao lendário acordeonista Joe Rossi.
No acordeão, Paulo Jorge Ferreira (n.1966), tem visto o seu trabalho ser aclamado em todo o Mundo, em recitais a solo ou integrado em formações de música de câmara ou em grandes orquestras. Compositor, também, é da sua autoria a Improvisata para Quarteto de Cordas e Acordeão (2003) que abre este concerto pelo Artensemble – formação criada em 2008, reunindo solistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa e da Orquestra Gulbenkian.
Acordeão Paulo Jorge Ferreira
Violino Ana Beatriz Manzanilla
Violino Rui Guerreiro
Viola Pedro Saglimbeni Munõz
Violoncelo Ajda Zupanzic
7 OUTUBRO, 2012 | SALA PRINCIPAL | M/6