PROUST E O TEMPO

CICLO DE MÚSICA DE CÂMARA

Co-apresentação: SHARE FOUNDATION

Aligação entre a música e a literatura é o fio condutor deste ciclo de quatro concertos de música de câmara. Em Ecos literários, o duo 202 Campos Elísios evoca Eça de Queiroz, com música para violoncelo e piano de Offenbach – compositor que influenciou consideravelmente o humor queirosiano – e Augusto Machado, o modelo do Cruges d’Os Maias. Petrarca, Senancour e Byron são a inspiração de dois trechos de Liszt, num recital que termina com a romântica sonata para violoncelo e piano de Chopin.

Em Música para Shakespeare, o tenor Carlos Guilherme e o Toy Ensemble evocam o maior dramaturgo de todos os tempos, interpretando o ciclo Songs of the Clown, extraído da comédia romântica Noite de Reis, composto em 1943 pelo austríaco Erich Korngold. Rei Lear consiste numa versão de câmara da tragédia homónima de Shakespeare, composta em 2019, para piano, oboé, clarinete, trompa, violoncelo e tenor.

O quinteto A truta é a obra mais popular de Franz Schubert, aqui interpretada pelos solistas da Camerata Atlântica. Composta em 1819, esta obra deve o seu título à canção homónima, com poema de Christian Schubart, da qual F. Schubert fez variações, num exemplo superlativo de música doméstica do período Biedermeier. Serve-lhe de prólogo o Quarteto com Piano de Mahler, obra de juventude com um acentuado cunho trágico.

A fechar, Proust e o tempo é uma viagem à belle époque proposta pelo violetista Pedro Delgado, a propósito do centenário da morte de Marcel Proust. Em duo com o pianista Hélder Marques, o programa reúne compositores caros ao autor de Em busca do tempo perdido, como Reynaldo Hahn, Léon Honnoré e Gabriel Fauré, terminando com a Sonata de César Franck, um dos modelos da Sonata de Vinteuil, cuja ‘pequena frase’ é o motivo condutor da paixão de Swann por Odete. // Alexandre Delgado


João Pedro Delgado é doutorado em Música e Musicologia pela Universidade de Évora. É Mestre em Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. O pianista Hélder Marques formou-se com distinção em 2002 na Alemanha (Hochschule Düsseldorf), com o pianista Roberto Szidon. Estudou também na Escola Superior de Música de Lisboa com o pianista Jorge Moyano.


28 OUTUBRO, 2023 | SALA EXPERIMENTAL

sáb às 21h00

Duração aprox.: 85min. | M/6

João Pedro Delgado viola de arco
Hélder Marques piano
Comentários Alexandre Delgado

Louis Vierne: Deux Pièces, para viola de arco e piano
Reynaldo Hahn: Soliloque et Forlane, para viola de arco e piano
Gabriel Fauré: Berceuse, para viola de arco e piano
Léon Honnoré: Morceau de Concert, op.23, para viola de arco e piano
Eugène Cools: Andante serio, para viola de arco e piano
César Franck: Sonata em Lá Maior, para violino, viola de arco e piano

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