PLANETA DANÇA – Capítulo IV

Direcção, escrita e coreografia de Sónia Baptista

COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

Eis o quarto capítulo de um programa que revisita com grande originalidade não apenas a História da dança como a própria ideia de “dança”.

«Quando se nasce não se conhece o chão onde se dança, mas dança-se com o corpo, instrumento de criação do movimento, dança-se mesmo antes de saber andar, o corpo a querer crescer, voar. O que o corpo vê dançar fica na memória do corpo que dança, não são necessárias aulas de dança para o corpo dançar, é só deixar o corpo vibrar. Se estamos felizes, dançamos, e o riso é o peito que dança. A dança é expressão que comunica, que aproxima, quando outras barreiras se erguem, é dar a mão e encontrar par. No século XIX a dança clássica conquista os palcos e evolui, cada vez mais complexa, criando bailados inspirados nas tradições, contos e costumes vindos do Mundo inteiro. Mais tarde, a dança moderniza-se e quebra as suas próprias convenções, iniciando um novo século a fervilhar de inovações». (Sónia Baptista)

Sónia Baptista é formada em Dança Contemporânea. Em 2001, foi-lhe atribuído o Prémio Ribeiro da Fonte de Revelação na área da Dança pelo Ministério da Cultura por Haikus, o seu primeiro trabalho. Obteve, com distinção, o grau de Master Researcher in Choreography and Performance pela Universidade de Roehampton (Londres). No seu trabalho, explora e experimenta as linguagens da dança, performance, música, literatura, teatro e vídeo. Tem seis livros publicados.


22 e 23 JANEIRO, 2022 | SALA EXPERIMENTAL

sáb às 16h00
dom às 11h30

Duração: 40 min. | M/6

Espaço cénico Carlos Bártolo
Som Steven Bird
Imagem e vídeo Raquel Melgue
Figurinos Isidro Paiva
Ensaiador Peggy Konik
Interpretação Bailarinos da CNB
Direcção artística da CNB Carlos Prado



mostrar mais
Back to top button