Pina Bausch até dia 22 de Maio

A exposição de José Frade intitulada Pina Bausch vai manter-se patente na galeria do TMJB até dia 22 de Maio.

Estava previsto que a exposição Pina Bausch deixasse a Galeria do TMJB no dia 17 de Abril, dando lugar à inauguração de uma nova exposição, no dia 29 de Abril, do fotógrafo Rui Mateus, que, por motivo de força maior, não se vai poder realizar.

José Frade teve oportunidade de fotografar um dos principais nomes do tanztheater, juntando a dança e o teatro, como sugere a palavra em alemão.  A coreógrafa Pina Bausch, nas suas vindas a Portugal, para a apresentação de espectáculos, em 2005 e em 2008, permitiu a José Frade que acompanhasse alguns ensaios e também uma entrevista, coisa rara porque Pina Bausch detestava ser fotografada e ter fotógrafos nos ensaios: “Foi uma sorte”, recorda José Frade.

As 15 imagens desta exposição permitem-nos recordar não só a coreógrafa, mas também a bailarina, porque o espectáculo Café Müller, apresentado em 2008, no Teatro São Luiz, era um dos poucos em que ainda actuava. Pina Bausch viria a falecer em 2009.

Se ainda não viu não perca, e se já viu ainda pode rever até dia 22 de Maio, de quinta a sábado, das 19h, às 21h30, e domingos, das 13h às 17h.

José Frade nasceu em 1961. Estreou-se como repórter fotográfico em 1984, passou em 1990 a trabalhar como fotojornalista freelancer, e é hoje fotógrafo para a EGEAC. Ao longo dos anos, colaborou em edições literárias e obras discográficas, e teve fotos publicadas na imprensa nacional e internacional. Realizou reportagens fotográficas em países como Cuba, Equador e Saara Ocidental, e acabou por se especializar em fotografia de espectáculo. O seu trabalho foi apresentado em várias exposições individuais em cidades como Paris, Lisboa, Almada, Seixal, Braga e Serpa, e em exposições colectivas em Quito e Barcelona, entre outras.

in CTA 13 Abr 2022

mostrar mais
Back to top button