AcolhimentoTeatroTemporada 2019

PERPLEXOS

Texto de Marius von Mayenburg | Encenação de Cristina Carvalhal

CAUSAS COMUNS

Neste texto de Marius von Mayenburg (n. 1972 – dramaturgo, tradutor e encenador alemão cuja paleta de possibilidades em matéria de criação teatral tem demonstrado ser vasta, indo ao encontro de uma ideia de pós-modernidade do teatro europeu que tem neste dramaturgista um seu expoente) sugere-se que as personagens tenham o nome dos actores. Como se não bastasse, muitas vezes, quando um actor sai de cena, volta com uma nova personagem mas mantém o seu nome. Assim, a realidade parece estar constantemente a ser reformulada, e, para cúmulo, são as próprias situações em cena que, por vezes, raiam o absurdo. Afinal o que é que é real? A perplexidade instala-se. O amor, as férias, os filhos, as empregadas domésticas, Darwin e a lei do mais forte, a sombra nazi, um baile de máscaras, ou a clássica troca de casais, estão presentes nesta espécie de comédia de costumes assombrada por Pirandello.

Cristina Carvalhal (n. 1966) é uma encenadora que gosta do texto contemporâneo para teatro e que tem trabalhado com vários novos dramaturgos e dramaturgistas portugueses, cruzando talentos confirmados da escrita com criadores que estão a iniciar os seus percursos artísticos, constituindo equipas criativas e técnicas não apenas específicas como intergeracionais para cada projecto teatral que dirige. Depois de ter encenado A pedra, em 2011, volta a Mayenburg.


Imagina que no princípio todos os seres humanos só tinham um olho, e era suficiente, dava para ver tudo. Mas depois, de repente, nasceu uma  aberração, com dois olhos. Toda a gente pensou: que nojo. Mas a aberração via melhor e era a primeira a ver o tigre-dente-de-sabre, e a aberração fugia a correr e os normais, os que só tinham um olho, eram devorados.
fala de Nuno


18 MAIO, 2019 | SALA PRINCIPAL

sáb às 21h30

Duração aprox.: 1h40 | M/12

COMPRAR BILHETE

Intérpretes Nuno Nunes, Pedro Lacerda, Sara Carinhas e Sílvia Filipe
Tradução Ricardo Braun
Cenário e figurinos Ana Limpinho
Confecção dos disfarces Rosário Balbi
Efeitos especiais João Rapaz e Janaína Drummond
Luz José Álvaro Correia
Música Sérgio Delgado
Fotografia Estelle Valente
Produtor Bruno Reis
Assistência de produção Diogo Costa
Apoio Teatro Nacional D. Maria II
Co-produção São Luiz Teatro Municipal e Teatro Viriato


tags
mostrar mais
Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker