AcolhimentoTeatro para a InfânciaTemporada 2019

PELOS CABELOS

Textos de Edgard Fernandes, Isabel Barros e Rui Queiroz de Matos | Encenação de Isabel Barros

TEATRO DE MARIONETAS DO PORTO

Apartir de desenhos maravilhosos do pintor e ilustrador João Vaz de Carvalho (n. 1958), o Teatro de Marionetas do Porto criou um espectáculo habitado por personagens insólitas que surgem num lugar algures, um “lá” qualquer, «onde tudo se costuma passar, excepto pentear. Em Lá, cães e foguetões há e comboios não se sabe se haverá. E morar, quem mora Lá? […] Ao longo de 45 minutos, os espectadores vão deparar-se com uma história sem fio condutor, passada num espaço que não é nada. Ou [que] pode ser tudo: uma praia, um deserto, um campo, uma aldeia e sabe-se lá que outras paragens». Um espectáculo de poucas palavras, «deixadas no ar como as nuvens cabeludas que estão sempre a aparecer entre figuras insólitas e agradavelmente toscas» [Isabel Peixoto in Jornal de Notícias, 23.11.2013].

O Teatro de Marionetas do Porto, criado em 1988, é uma companhia cuja prática teatral inovou e mudou para sempre o modo como em Portugal se encarava o lugar das marionetas no teatro. O seu reportório iniciou-se com o Teatro Dom Roberto – fantoches da tradição portuguesa, que João Paulo Seara Cardoso (1956-2010) herdara das mãos de Mestre António Dias, último representante da geração de bonecreiros itinerantes, em 1980 –, seguindo-se-lhe espectáculos de criação própria e original, baseados no património popular de lendas, práticas e rituais teatrais do Norte do País. Estrutura de pesquisa, em permanente cruzamento interdisciplinar, tem desde 2010 a direcção artística de Isabel Barros (n. 1965), coreógrafa, cenógrafa, intérprete, programadora e formadora que assina a encenação e a cenografia deste espectáculo.


Parece que o tempo está arrefecer / e eu tenho mais que chover. / Chovo depois / ou chovo agora? / Tenho medo de agora chover medo do que pode acontecer / chovo aqui / ou chovo ali? / Chovo aqui ou acolá?
Canção da Mulher-chuva


11 e 12 MAIO, 2019 | SALA EXPERIMENTAL

sáb às 16h00
dom às 11h00

Duração: 45 min. | M/3

COMPRAR BILHETE

Intérpretes Rui Queiroz de Matos e Vítor Gomes
Cenografia Isabel Barros
Marionetas Sandra Neves
Música e animação Coletivo HU SMA (João Apolinário, Nuno Cortez e Pedro Cardoso)
Desenho de luz Alexandre Vieira
Produção Sofia Carvalho
Operação de luz e som Filipe Azevedo
Construção de marionetas Sandra Nevez, Nuno Guedes, Teresa Dantas e Rita Silva
Construção cenográfica Américo Castanheira, Tudo-Faço
Fotografia de cena Susana Neves


tags
mostrar mais
Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker