MúsicaTemporada 2018

ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA

obras de Filipe Pires, Peter Lieberson e Richard Strauss | direcção musical de Alexander Joel

12 MAIO, 2018 | SALA PRINCIPAL

AOrquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Alexander Joel, regressa a Almada com um programa que inclui composições do norte-americano Peter Lieberson (1946-2011), Richard Strauss (1864-1949) e do português Filipe Pires (1934-2015).

As Five Neruda Songs, baseadas num conjunto de poemas de Pablo Neruda, foram compostas para meio-soprano e orquestra por Peter Lieberson. Estas canções, encomendadas pela Los Angeles Philarmonic e pela Boston Symphony, tiveram a sua estreia em Maio de 2005 e foram interpretadas pela esposa do compositor, Lorraine Hunt Lieberson, a quem são dedicadas. Posteriores a The Rilke Songs, um outro ciclo de canções para voz e piano, também nestas belíssimas composições Lieberson soube repetir a atmosfera – ora nostálgica, ora lírica – de exaltação do amor.

Em 1945 Richard Strauss autorizou que Der Rosenkavalier Suite fosse publicada. Todavia não é certo que o compositor se tivesse envolvido directamente na sua orquestração. Muito provavelmente terá sido o maestro Artur Rodzinski (1892-1958) a realizá-la, uma vez que dirigiu a sua estreia, em Outubro de 1944, com a New York Philharmonic. Com temas da ópera Der Rosenkavalier, que Strauss estreou em Dresden em 1911, a Suite evoca o amor de Marschallin por Octavian, que acabará por trocá-la por Sophie, uma mulher bem mais jovem. A obra culmina com uma brilhante valsa.

Orquestra Sinfónica Portuguesa
Alexander Joel
(Maestro)
María José Montiel (Meio-soprano)

programa:

Filipe Pires – Os Sons Abandonados (11)
Peter Lieberson – Neruda Songs (30‘)

Intervalo

Richard Strauss – Der Rosenkavalier Suite (22)


Sábado às 21h30
SALA PRINCIPAL | M/6 | Duração: 1h30 (aprox.)

COMPRAR BILHETE

María José Montiel
María José Montiel – Meio-soprano

 

 

 

 

 


tags
mostrar mais
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker