ALANKAAR
Índia-Portugal-França
Os Músicos do Tejo convidam Shashank Subramanian
Música Barroca e Música Clássica Indiana (carnática)
Este concerto é como um diálogo entre dois mundos: a música barroca europeia, a que Os Músicos do Tejo habitualmente se dedicam, e a música carnática clássica indiana, de que Shashank Subramanian é um dos mais destacados representantes. Procura-se relevar os vários pontos em comum entre estas duas linguagens musicais: o gosto pela ornamentação, a importância da estrutura rítmica, além da enorme afinidade sonora entre a flauta de bambu indiana e a flauta transversal do período barroco.
Shashank Subramanian começou a sua carreira com apenas seis anos e, desde então, teve uma actividade ininterrupta na área da música clássica indiana. Considerado um dos maiores intérpretes de flauta de bambu, já colaborou com músicos como John McLaughlin, Paco De Lucia, Zakir Hussein ou Ustad Sultan Khan, tendo-se apresentado em palcos um pouco por todo o Mundo.
Os Músicos do Tejo é um projecto musical no campo da música antiga, fundado em 2005 e dirigido por Marcos Magalhães e Marta Araújo. O seu trabalho tem sido orientado por dois eixos complementares: dar a conhecer obras do património musical português inéditas ou pouco acessíveis, mas também desenvolver projectos inovadores e transdisciplinares, com artistas actuais, com vista a reflectir criativamente sobre a música e o seu papel na sociedade de hoje. Os Músicos do Tejo criaram cinco óperas em parceria com o Centro Cultural de Belém e editaram já seis discos: As sementes do fado, As árias de Luísa Todi, La spinalba, Il trionfo d’amore, From Baroque to Fado – A journey through portuguese music e Il mondo della lunna, de Pedro António Avondano.
11 JUNHO, 2022 | SALA PRINCIPAL
sáb às 21h00
Duração: 70min. | M/6
Programa
Obras de J-B.Lully, J-M. Hoteterre, F. Couperin, S. Subramanian e temas tradicionais indianos
Flauta bansuri Shashank Subramanian
Direcção musical de Marcos Magalhães
Dir. de Os Músicos do Tejo Marcos Magalhães, Marta Araújo