ORQUESTRA SINFÓNICA

Escola Superior de Música de Lisboa | maestro Vasco Pearce de AZEVEDO

7 NOVEMBRO, 2010 | SALA PRINCIPAL

AOrquestra Sinfónica da Escola Superior de Música regressa ao TMA – de novo sob direcção de Vasco Pearce de Azevedo, seu maestro titular -, apresentando um programa preenchido pela música dos compositores Franz Schubert (1797- 1828) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).
Na primeira parte, ouvir-se-á o Entreacto n.º 3 de Rosamunde, rainha de Chipre, D. 797 (1823), com o seu tema famoso, que Schubert reutilizará no Quarteto de cordas, D 804. Segue-se o Concerto para violino e orquestra n.º 5 em Lá maior, K. 219 (1775), de Mozart, peça de um dramatismo impressivo, quase operático. O concerto termina com a Sinfonia n.º 5 em Si bemol maior, D. 485 (1816), na qual Schubert recupera com singular clareza o classicismo tranquilo e luminoso das sinfonias de Haydn e Mozart.

Criada em 1983, a Escola Superior de Música de Lisboa sucedeu à antiga Escola de Música do Conservatório Nacional na missão de assegurar o nível mais elevado da formação em música. Integrada no Instituto Politécnico de Lisboa em 1985, oferece o curso de Licenciatura em Música e o de Licenciatura em Música na Comunidade. A sua actividade artística, pedagógica e científica multiplica-se em diversas iniciativas de extensão cultural investigação e prestação de serviços à comunidade. Na produção artística da ESML destacam-se os numerosos grupos de Música de Câmara, a Orquestra Sinfónica, a Orquestra de Sopros, a Orquestra de Jazz e os Coros de diferentes dimensões, constituídos sob a direcção de Vasco Pearce de Azevedo e de Paulo Lourenço.

NOVEMBRO, 2010 | SALA PRINCIPAL | M/12

mostrar mais
Back to top button