ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL DE SOPROS
da Escola de Música de Stuttgart direcção musical de Leon J. Bly
3 JUNHO | SALA PRINCIPAL
Leon J. Bly nasceu a 13 de Maio de 1944 em Hampton, Virgínia, Estados Unidos da América. Em 1996 recebeu o grau de Bachelor of Arts da Universidade William e Mary, na Virgínia, e foi nomeado tenente do Exército dos Estados Unidos da América. De 1966 a 1968 foi comandante do 110º Pelotão da Polícia Militar em Stuttgart, na Alemanha. Entre 1968 e 1971 foi Director Musical da Banda da James Monroe High School, em Fredericksburg, Virginia. Em 1972 recebeu o grau de Master of Music da Universidade de Miami, onde estudou direcção de orquestra com Frederick Fennell, e em 1977 foi-lhe concedido pela mesma universidade o grau de Doctor of Philosophy. De 1974 a 1981 foi Director de Bandas e Professor Assistente de Educação Musical na Faculdade de Concord em Atenas, Virginia Ocidental. De 1975 a 1981 foi Director Musical na Igreja Católica Romana do Sagrado Coração em Princeton, Virginia Ocidental.
É, desde Setembro de 1981, Chairman do Departamento de Sopros e Maestro da Orquestra Sinfónica Juvenil de Sopros da Escola de Música de Stuttgart, Alemanha. Foi também, de Setembro de 1988 a Novembro de 1994, director da Banda da comunidade de Remseck, Alemanha, e em 1997 foi maestro da banda Lyra, na comunidade de Leonberg-Eltingen. Foi Director Executivo da Associação Mundial de Bandas Sinfónicas e Ensembles (WASBE) entre 1997 e Julho de 2007, e será Presidente da Organização em 2009. É membro da Associação Internacional para a Investigação e Promoção de Música para Bandas (IGEB).
Tem escrito e feito palestras sobre música de sopro para bandas, não só na Europa como também nos Estados Unidos da América.
A Orquestra Sinfónica Juvenil de Sopros da Escola de Música de Stuttgart foi fundada em 1980 com a finalidade de executar música original de compositores de craveira mundial destinada a grandes formações de instrumentos de sopro e percussão. Embora o número de instrumentistas seja flexível de forma a satisfazer as necessidades das obras a executar, a orquestra possui normalmente 50 a 60 membros com idades compreendidas entre os 14 e os 26 anos.
Para além de actuar regularmente nas principais salas de concerto de Stuttgart, a orquestra de sopros tem aparecido em programas regionais de televisão e rádio na Alemanha e em Espanha. Tem actuado em Estrasburgo, Zurique, Mannheim e Munique bem como em numerosas localidades na área de Stuttgart. Em Julho de 1986 a orquestra ganhou o primeiro prémio do Concurso Internacional de Bandas, em Valência, Espanha. Em Agosto de 1987 participou no Festival Internacional de Música e Dança da Ilha de Man e em Outubro de 1988 fez uma digressão na Holanda. Em Março de 1989 a orquestra tocou em Inglaterra no âmbito do 17º Festival Internacional de Música Juvenil de Harrogate, e no Inverno desse ano interpretou o Concerto para Piano e Orquestra de Sopros de Axel Ruoff, no Festival de Música Contemporânea de Göttingen, Alemanha. Na Primavera de 1992 fez uma digressão na Virginia e Virginia Ocidental nos Estados Unidos da América. Em Agosto de 1993 fez uma digressão pelo norte de Itália, em Fevereiro de 1994 em França e em Junho de 1995 participou no 4º Festival Juvenil Europeu de Música em Budapeste. Em Março de 1995 executou em primeira audição o Concerto para Violoncelo e Orquestra de Sopros, de Axel Ruoff, bem como a versão para orquestra de sopros de Finale, de John von Buren. Em Abril de 1996 efectuou uma digressão pelo Equador e, no âmbito do Festival da Holanda em Stuttgart, deu um concerto de música holandesa sob a direcção do maestro Jaap Koops. Em Maio de 1997 efectuou uma digressão pela Holanda e em Maio de 1998 participou no 5º Festival Juvenil Europeu de Música, em Barcelona. Em Março de 1999 estreou a obra Partita piccola de Bernhard Krol e no Verão desse ano apresentou-se em Malta. Em Maio de 2000 participou no Festival Húngaro em Stuttgart num concerto com música húngara sob a direcção do maestro húngaro László Marosi. Na Primavera de 2001 apresentou-se de novo na Virgínia e em Maio de 2002 na Hungria. Em Agosto de 2003 participou no 6º Festival de Bandas juvenis em Echedorus, Grécia. Em Maio de 2004, integrada no Festival Austríaco de Stuttgart, deu um concerto de música austríaca sob a direcção de Johann Mösenbichler e no final do mesmo mês ganhou o primeiro prémio do 5º Concurso Internacional de Estrasburgo, França. Em Janeiro de 2005 a orquestra estreou Weimarer Walzer, de Michael Braun, e em Agosto desse ano apresentou-se na África do Sul. Na Primavera de 2007 fez uma digressão pela British Columbia (Canadá), e em Agosto de 2009 participou no 11º Festival Internacional de Bandas Juvenis em Echedorus, na Grécia.
Serão executadas obras dos compositores:
– Louis Emmanuel Jadin
– Rolf Rudin
– David Bedford
– Howard Hanson
– David Edward Mason
– Norman Dello Joio
– Ralph Vaughan Williams
SALA PRINCIPAL
3 JUNHO
M12