ORQUESTRA GULBENKIAN
obras de Guo Wenjing e Ludwig van Beethoven | direcção musical de Muhai Tang
20 MAIO, 2017 | SALA PRINCIPAL
O programa que a Orquestra Gulbenkian traz ao TMJB é constituído por duas peças: The Rite of Mountains, um concerto para percussão e orquestra de Guo Wenjing, e a terceira sinfonia de Beethoven – que, com o epíteto de “Heróica”, foi originalmente dedicada a Napoleão Bonaparte. Na origem da primeira está o violento terramoto que afectou a região chinesa de Wenchuan em 2008, bem como o desejo de explorar “a relação entre a catástrofe natural e a vida humana”. Na segunda, muitos julgam descobrir o retrato de um líder, sensível aos ideais da Revolução Francesa, e um marco da transição do Classicismo para o Romantismo. Li Biao, um dos mais destacados percussionistas da actualidade, é o solista convidado.
Guo Wenjing (n. 1956) foi um dos cem alunos admitidos no Conservatório Central de Música de Pequim em 1978. É considerado o maior compositor chinês vivo. A sua obra compreende peças orquestrais, música vocal e óperas de câmara com argumentos de origem chinesa.
Ludwig van Beethoven (1770-1827) foi um célebre compositor alemão, cujo génio se revelou à medida que a surdez progredia. Em Viena, travou conhecimento com Mozart e foi discípulo de Haydn, Albrechtsberger e Salieri. Compôs concertos para piano, quartetos para cordas, sinfonias, sonatas e uma ópera, Fidelio, em 1814.
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
Sáb às 21h30
SALA PRINCIPAL | M/6 | DURAÇÃO: 1H30 (C/INTERVALO)
/two_fifth]
/three_fifth_last]