ORQUESTRA GULBENKIAN

Direcção Musical de Paolo Bortolameolli

Fundada em 1962, a Orquestra Gulbenkian já percorreu mais de 55 anos de atividade. Inicialmente constituída por 12 músicos, foi sendo progressivamente alargada, contando hoje com um efetivo de cerca de 60 instrumentistas. Esta constituição permite-lhe tocar um amplo repertório que abrange os principais períodos da história da música. Em cada temporada, realiza uma série regular de concertos no Grande Auditório Gulbenkian, em colaboração com alguns dos mais reputados maestros e intérpretes. Sendo uma referência musical no nosso país, distinguiu-se também, ao longo dos anos, em muitas das principais salas de concertos do mundo. A sua relevante discografia recebeu importantes prémios internacionais. Lorenzo Viotti é o Maestro Titular da Orquestra Gulbenkian. Giancarlo Guerrero é Maestro Convidado Principal, Leonardo García Alarcón é Maestro Associado e Nuno Coelho é Maestro Convidado.

PAOLO BORTOLAMEOLLI Maestro
De ascendência chilena e italiana, Paolo Bortolameolli diplomou-se em Piano pela Universidade Católica do Chile (2006) e em Direção de Orquestra pela Universidade do Chile (2011). Posteriormente, obteve o Master of Music da Yale School of Music (2013) e o Graduate Performance Diploma do Peabody Institute (2015). É o atual Maestro Assistente da Filarmónica de Los Angeles e também Maestro Convidado em Residência da Orchestra of the Americas. A presente temporada inclui várias atuações em Los Angeles, colaborações com as Sinfónicas de Houston, Cincinnati, Detroit e Vancouver, bem como digressões com a Orchestra della Toscana (Florença), a Orquestra Gulbenkian e a Orchestra of the Americas (México). Para além disso, estreia-se à frente da Filarmónica de Hong-Kong e regressa à Orquestra Sinfónica Nacional do Chile para dirigir O Mandarim Maravilhoso de Bartók, e à Orquestra Filarmónica do Chile, no Teatro Municipal de Santiago, para dirigir a 7.ª Sinfonia de Mahler.

Paolo Bortolameolli dedica-se com grande paixão à nova musica e aos novos públicos, tendo desenvolvido projetos inovadores, como RiteNow, uma celebração do 100.º aniversário de A Sagração da Primavera, e Ponle Pause, um projeto que procura revolucionar o conceito de educação musical através da implementação de curtos vídeos e concertos dirigidos aos utilizadores das redes sociais. Já em 2019, dirigiu a ópera ATLAS, uma marcante nova produção de Meredith Monk, apresentada no Walt Disney Concert Hall de Los Angeles.


17 JANEIRO, 2020 | SALA PRINCIPAL

sex às 21h00

Duração: cerca de 1h30 | M/6

Direcção Musical Paolo Bortolameolli
Orquestra Gulbenkian


PROGRAMA:

. Manuel de Falla: El Amor Brujo: Danza Ritual del Fuego
. Igor Stravinsky: Pulcinella: Suite [rev. de 1949]
Intervalo
. Piotr Ilitch Tchaikovsky: O Quebra-Nozes: Suite, op. 71a
. Jean Sibelius: Valsa Triste, op. 44
. Zoltán Kodály: Dances of Galanta


mostrar mais
Back to top button