ÖDIPUS
Texto de Maja Zade | Encenação de Thomas Ostermeier
SCHAUBÜHNE AM LEHNINER PLATZ
Uma casa de férias na Grécia: Christina, dona de uma empresa de químicos, e o seu jovem namorado e também empregado, Michael, aproveitam o sol antes do nascimento do primeiro filho. Ela prepara uma bebida enquanto ele foi correr. Chega o irmão de Christina, Robert, e confronta Michael, que secretamente ordenou uma investigação sobre um acidente envolvendo um dos camiões da empresa que terá lançado pesticida num lago. Começa uma violenta discussão. Entretanto chega também a melhor amiga de Christina, Theresa. Os problemas da empresa adensam-se, arrastando consigo problemas familiares. Segredos são revelados. Palavras muito duras são ditas. Um dia que começou feliz termina em tragédia.
Neste espectáculo, o encenador alemão Thomas Ostermeier revisita o mito de Édipo Rei. Porém, em vez da peça de Sófocles, opta por um texto original da dramaturga alemã Maja Zade, que traz a história para o presente. ödipus mostra-nos como uma vida pode mudar completamente de um segundo para o outro. O que acontece quando aquilo que sempre acreditámos ser verdade se revela uma mentira?
Thomas Ostermeier regressa a Almada com a Schaubühne, a histórica companhia alemã cuja direcção artística assumiu em 1999. Vencedor do Prémio Europa – Novas Realidades Teatrais, em 2000, e do Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2011, Ostermeier é um dos mais conhecidos e respeitados encenadores europeus, trabalhando quer textos contemporâneos quer os clássicos da dramaturgia mundial, mas procurando sempre uma abordagem actual e arrojada.
14 e 15 JULHO, 2022 | SALA PRINCIPAL
qui às 19h00
sex às 21h30
Duração aprox.: 130min. | M/12
Cenografia Jan Pappelbaum
Figurinos Angelika Götz
Música Sylvain Jacques
Desenho de luz Erich Schneider
Interpretação Caroline Peters, Christian Tschirner, Isabelle Redfern, Renato Schuch
Video Matthias Schellenberg, Thilo Schmidt