O TEATRO CÓMICO
de Carlo Goldoni | encenação de Mario Mattia Giorgetti
1 a 18 DEZEMBRO, 2011 | SALA PRINCIPAL
Apeça O teatro cómico, de Carlo Goldoni – ou, no seu título exacto, O teatro dos actores da Commedia dell’Arte – constitui um ponto de viragem para todo o teatro que se seguirá. É o momento chave da reforma teatral de Goldoni, através da qual o dramaturgo italiano pretendeu restituir aos actores da Commedia dell’Arte a sua dignidade como agentes culturais. Com este texto-manifesto, Goldoni leva à cena dois momentos do teatro de então: o da Commedia dell’Arte, que utilizava tipos fixos (Arlequim, Pantaleão, Polichinelo e todas as outras que bem conhecemos na sua improvisação fantasiosa); e aquele em que se começa a recorrer a textos escritos, dramaturgicamente estruturados, com personagens variegadas, inspiradas na realidade. No cruzamento destas duas tendências geram-se todas as problemáticas que alimentarão a escrita teatral posterior.
Actor, encenador e crítico de teatro – dirige a revista Sipario – Mario Mattia Giorgetti é um dos nomes centrais do teatro italiano há mais 40 anos, tendo assinado inúmeras encenações, actuações, documentários televisivos e intervenções críticas. Presença habitual, como crítico, no Festival de Almada, foi no Palco Grande da Escola D. António da Costa que apresentou com grande sucesso, em 2009, A última noite de Giacomo Casanova. Diplomado em 1961 pelo Piccolo Teatro de Milão, trabalhou durante dois anos com Giorgio Strehler e depois com Orazio Costa Giovangigli. Em 1967, fundou o Centro Attori La Contemporanea, de que é director artístico, dirigindo textos de Beckett, Ionesco, Camus, Genet, Gianni Hottm, Carlo Terron, Albee e Molière.
Cenário e figurinos Tiziana GAGLIARDI
Tradução José Colaço BARREIROS
Desenho de luz José Carlos NASCIMENTO
Assistente de encenação Monica SAVÀE Sara MONTEIRO (estagiária)
Estagiários e figurantes Bruno GALANTE| Fábio MARTINS| Gonçalo VENTURA| Tiago FILIPE
Intérpretes (por ordem de entrada em cena)
Eugénio e Brighella Joaquim NICOLAU, Horácio André GOMES, Plácida e RosauraMaria FRADE, Pantaleão e Tonino Marques D’AREDE, Columbina e Vitória Sofia CORREIA, Arlequim Pedro WALTER, Beatriz Luzia PARAMÉS, Anselmo e DoutorCelestino SILVA, Lelio, poeta Jorge SILVA, Eleonora, cantora Manuela CASSOLA, Ponto, Lacaio João FARRAIA
Apoio Instituto Italiano de Cultura de Lisboa
1 a 18 DEZEMBRO, 2011 | SALA PRINCIPAL