O QUARTO e COMEMORAÇÃO

de HAROLD PINTER | encenação de Jorge Silva MELO

9 a 20 JUNHO, 2010 | SALA PRINCIPAL

Os Artistas Unidos voltam a Harold Pinter (1930-2008), célebre dramaturgo, actor, realizador, poeta e guionista britânico, a quem foi atribuído, em 2005, o Prémio Nobel da Literatura. Recriando em Portugal o programa que se apresentou no Almeida Theatre, de Londres, em Março de 2000, o encenador Jorge Silva Melo propõe-nos que, na mesma noite, assistamos a O quarto – primeira peça de Pinter, estreada em 1960 – e a Comemoração, texto estreado nessa récita londrina. Consideravelmente distintas, ambas as peças conservam, porém, uma normalidade asfixiante que, ruindo inesperadamente, traz à tona esqueletos que pareciam bem guardados no armário.

Jorge Silva Melo estudou na London Film School. Fundou e dirigiu, com Luis Miguel Cintra, o Teatro da Cornucópia. Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian, estagiando com Peter Stein (Berlim) e Giorgio Strehler (Milão). Autor de peças como António, um rapaz de Lisboa ou O fim ou tende misericórdia de nós, fundou em 1995 a sociedade Artistas Unidos, de que é director artístico. Realizou as longas metragens Passagem ou a meio caminho, Ninguém duas vezes, Agosto, Coitado do Jorge, António, um rapaz de Lisboa; a curta-metragem A felicidade; e diversos documentários, como Conversa com Glicínia. Traduziu obras de Goldoni, Pirandello, Wilde, Brecht, Büchner, Lovecraft, Antonioni, Pasolini, Müller e Pinter.

O QUARTO
De Harold PinterIntérpretes Lia Gama, João Miguel Rodrigues, Cândido Ferreira, João Meireles, Sylvie Rocha, Carlos Paca
Tradução Pedro Marques
Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves
Desenho de luz Pedro Domingos
Encenação Jorge Silva Melo
Assistência de encenação Alexandra Viveiros, João Miguel Rodrigues
Co-produção Artistas Unidos / Teatro Municipal de Almada

COMEMORAÇÃO
De Harold Pinter
Tradução José Maria Vieira Mendes
Intérpretes Alexandra Viveiros, Américo Silva, António Simão, João Meireles, Pedro Carraca, Sílvia Filipe, Sylvie Rocha, Tiago Matias, Vânia Rodrigues
Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves
Desenho de luz Pedro Domingos
Encenação Jorge Silva Melo
Assistência de encenação Alexandra Viveiros, João Miguel Rodrigues
Co-produção Artistas Unidos / Centro Cultural de Belém / Teatro Municipal de Almada

9 a 20 JUNHO, 2010 | SALA PRINCIPAL | M/12

mostrar mais
Back to top button