O lugar da mulher e a sua presença no Século de Ouro

No próximo sábado, dia 20, às 18h, no foyer do TMJB, vamos ter a presença da professora Ângela Fernandes, nas Conversas com o público.

Na última Conversa com o Público, com a presença de Juana Escabias, ficámos a conhecer a presença das mulheres no Século de Ouro espanhol. Até agora foram descobertas 21 dramaturgas entre portuguesas e espanholas. Ao contrário dos países sob influência da igreja protestante – em que foi proibida a presença de mulheres em palco –, em Espanha e Portugal havia muitas actrizes, encenadoras, dramaturgas e empresárias de teatro. Mulheres que ganhavam a vida nos palcos e dedicadas ao teatro. A primeira mulher dramaturga – que também era actriz – deste período, foi Paula Vicente, nasceu por volta de 1500 e morreu por volta de 1560. Era filha do segundo casamento de Gil Vicente.

Na terceira conversa sobre o Século de Ouro espanhol, a professora Ângela Fernandes vai-nos falar sobre A presença de Lope de Vega em Portugal. A conversa será moderada pela professora Maria João Brilhante, coordenadora das conversas sobre o Século de Ouro espanhol.

Entretanto se ainda não viu não perca a última criação da Companhia de Teatro de Almada: Nem come nem deixa comer, a partir do texto O cão do hortelão de Lope de Vega, em cena até dia 5 de Dezembro.

Ângela Fernandes é Professora Associada de Estudos Hispânicos no Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde ensina Literatura e Cultura Espanholas, Teoria da Literatura e Literatura Comparada. No Centro de Estudos Comparatistas da FLUL, coordena o subgrupo de investigação DIIA – Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos, que se dedica ao estudo das relações literárias e culturais no espaço ibérico e ibero-americano. As suas principais áreas de investigação são as Literaturas Hispânicas, os Estudos Ibéricos e as relações entre Literatura e Ciência.

As suas publicações incluem nomeadamente o livro A Ideia de Humanidade na Literatura do Início do Século XX. Huxley, Malraux, Gómez de la Serna  (Tinta da China, 2013), e diversos volumes co-editados: com S. Pérez Isasi, Looking at Iberia. A Comparative European Perspective  (Peter Lang, 2013); com M. López et al., ACT29. Literaturas e Culturas em Portugal e na América Hispânica. Novas perspectivas em diálogo  (Húmus, 2014); com E. Gimeno Ugalde e M. Pacheco Pinto, Iberian and Translation Studies: Literary Contact Zones  (Liverpool UP, 2021).

Foi também co-organizadora da antologia de contos hispânicos traduzidos As Pequenas Histórias  (Cavalo de Ferro, 2018).

Aceda aqui ao programa completo das Conversas com o Público sobre o Século de Ouro espanhol

in CTA 14 Nov 2021

mostrar mais
Back to top button