Temporada 2018

O LIBERTINO PASSEIA POR BRAGA, A IDOLÁTRICA, O SEU ESPLENDOR

texto de Luiz Pacheco | encenação de António Olaio

02 e 03 de FEVEREIRO, 2018 | CAFÉ-CONCERTO

No documentário O libertino, na altura de se pronunciar sobre uma das suas obras de referência (O libertino passeia por Braga, a idolátrica, o seu esplendor), Luiz Pacheco limita-se a recordar “um dia de maluqueira“. Recusa falar, por exemplo, das tendências homossexuais que percorrem a obra ou até esclarecer se a referência a Braga deve mesmo interpretar-se, neste contexto, como símbolo da Igreja Católica e do Estado Novo. Seja como for, desabafa: “Meteram-me dentro do texto“. André Louro, neste espectáculo, faz o mesmo, transformando o texto escrito em 1961 num monólogo que sobrepõe a figura do escritor à do libertino que tenta seduzir lolitas e magalas na cidade dos arcebispos. Rui Monteiro, na Time Out, aplaude o resultado, sublinhando que o actor se converte em “libertino perverso e irresponsável sem se perder em efeitos de representação e superficialidades, assim dando consistência à fragilidade original da peça com uma interpretação rigorosa e emocional“.

Luiz Pacheco (1925-2008) foi escritor, editor, tradutor e crítico literário. Depois de frequentar o curso de Filologia Românica, foi inspector de espectáculos e colaborador em várias publicações periódicas. Em 1950 fundou a editora Contraponto, dando a conhecer a obra de escritores como Mário Cesariny ou Herberto Hélder.

Formado em Arquitectura, António Olaio iniciou a sua actividade teatral na Companhia de Teatro de Almada em 1982, trabalhando como actor em espectáculos encenados por Joaquim Benite e Jorge Listopad. Fundou em 1992 o colectivo de teatro O Grupo, com Ana Saltão, e foi produtor e actor em peças dirigidas por Ana Nave e Antonino Solmer.

Sexta e Sábado às 22h
CAFÉ-CONCERTO | M/16 | Duração: 55 min.

COMPRAR BILHETE

Interpretação André Louro
Figurino Maria Ribeiro
Assistência de encenação Anabela Felício


mostrar mais
Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker