Produções da CTATeatro para a InfânciaTemporada 2019

O FANTASMA DAS MELANCIAS

Textos de Claeyssen, Espina e Acuña | Encenação de Teresa Gafeira

COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA

Numa época em que os estímulos da tecnologia vão ganhando espaço no universo das crianças, O fantasma das melancias é um espectáculo em contracorrente, que devolve os mais novos ao reduto da melhor brincadeira, feita do ingrediente que há várias gerações nutre (com sucesso) o teatro para a infância: a fantasia, ancorada no prazer inteligente.

Gargalhadas e muitas surpresas é o que prometem as três histórias de que é feita esta peça: Sopa de pedras, O galo quer ter dentes e, como não podia deixar de ser, O fantasma das melancias. Recorrendo ao universo de três autores argentinos, mestres do teatro de fantoches, Teresa Gafeira construiu um espectáculo a que não faltam algumas personagens que deixam os mais pequenos pregados às cadeiras, espantados e divertidos: um Velho Avarento, um Cobrador de Impostos, um Galo Que Quer Ter Dentes, um Urso Dentista, um Ladrão de Melancias e o seu respectivo Fantasma.

Juan Enrique Acuña (1915-1988) foi um jornalista e escritor argentino. Assumiu a direcção artística do Teatro La Rueda e foi secretário da Federação de Teatros Independentes da Argentina. Luis Marcelo Claeyssen (dito Lucho), de origem peruana, mestre do teatro de títeres, criou em Buenos Aires a companhia Los Alegres Caminantes e é autor do célebre Churrinche contra o fantasma. Roberto Espina (1926-2017) foi um actor, encenador e mimo argentino, autor, entre outros textos, de A república do cavalo morto. Em 1951, ajudou a fundar o Teatro Fray Mocho, em Buenos Aires, e em 1956 criou o Teatro Los Comediantes de La Ruta.


O teatro de marionetas não perdeu a grandeza mas houve quem pensasse que bastava fabricar um boneco e movê-lo com uns cordelinhos para criar uma personagem. Mas os bonecos que animam as festas infantis ou escolares, ou que servem para vender um produto, são uma coisa; e coisa diversa são as marionetas usadas para criar um espectáculo de teatro.
Luis Claeyssen (em 1983), Diccionario de directores y escenógrafos del teatro argentino, de Perla Zayas de Lima


13 e 14 ABRIL, 2019 | SALA DE ENSAIOS

sáb às 16h00
dom às 11h00 e às 16h00

Duração: 50 min. | M/3

COMPRAR BILHETE

Intérpretes João Farraia, Pedro Walter e Inês de Castro
Cenografia Teresa Gafeira
Desenho de luz José Carlos Nascimento
Figurinos Teresa Capitão
Operação de luz e som Paulo Horta


 

tags
mostrar mais
Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker