O DEFUNTO

de Daniel Schvetz | direcção musical João Paulo Santos

13 e 14 ABRIL, 2007 | SALA PRINCIPAL

Esta ópera de câmara em dois actos foi criada a partir do conto homónimo de Eça de Queiroz, de forma a permitir, por um lado, a transparência do argumento original e, por outro, a criação de uma fórmula em que o teatro e a ópera convivam alternada ou unificadamente. O ensemble instrumental partilha o palco, onde uma escenografía discreta e intensa ressalta o carácter do conto original.
O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa foi fundado em 1970 por Jorge Peixinho, tendo-se estreado no Festival de Sintra desse ano. Desde aí tem efectuado diversas actuações tanto em Portugal como no estrangeiro (Varsóvia, Bruxelas, Zagreb, Sevilha, Nice, Turim, Amesterdão, S. Paulo, Bucareste, etc.). Gravou obras de compositores portugueses (tais como Jorge Peixinho, Constança Capdeville, Filipe Pires e Clotilde Rosa) e tem feito estreias absolutas de obras de Alexandre Delgado, António Sousa Dias, Fernando Lapa, entre outros.
Em 1991 o grupo foi distinguido com a medalha de Mérito Cultural atribuída pela Secretaria de Estado da Cultura. Daniel Schvetz nasceu em Buenos Aires e estudou piano e composição no Conservatório Nacional e na Universidade Católica. Desde aí tem desenvolvido uma actividade de intérprete e compositor de música folklórica, tango, e música contemporânea. Vive em Portugal desde 1991, onde acumula a actividade docente com a interpretação musical e a composição de obras de câmara para ópera e sinfónica.

INTÉRPRETES
Dona Leonor/Enforcado – mezzo soprano Susana Teixeira
Dom Alonso/Narrador – Barítono Luís Rodrigues
Dom Rui – Barítono Rui Baeta

Piano Francisco Monteiro, Harpa Andreia Marques, Flauta João P. Coutinho, Percussão Fátima Pinto, Clarinete Luís Gomes, Violino José Machado, Violeta Ricardo Mateus,Violoncelo Jorge Machado, Libreto Érica Mandillo com a colaboração de Ana Maria Simões

DIRECÇÃO MUSICAL
João Paulo Santos

ENCENAÇÃO
Érica Mandillo

DESENHADOR
João Castro Silva

SALA PRINCIPAL
ABRIL Sexta 13, Sábado 14 às 21h30
Duração 1h30

mostrar mais
Back to top button