O CASAMENTO DA CONDESSA DE AMIEIRA

de Júlio DINIS | encenação de Vítor Gonçalves

06 a 30 OUTUBRO, 2005 | SALA PRINCIPAL

O CASAMENTO DA CONDESSA DE AMIEIRAO texto apresentado foi escrito durante a juventude de Júlio Dinis, um dos autores portugueses mais populares de sempre. Nesta comédia, o jovem escritor revela já um sólido conhecimento da sociedade da sua época, bem como uma singular capacidade de crítica e estabelecimento de tipos sociais.

A estas capacidades, em O Casamento da Condessa de Amieira, junta-se o domínio da técnica do quiproquó: a base do enredo dramático deste texto. Júlio da Costa, um jovem burguês da província, está de passagem pelo Porto, juntamente com o pai, António, que espera seguir brevemente para Lisboa e arranjar um bom casamento para o filho.

Tudo correria de feição a António se o seu jovem filho não se enamorasse de Emília, uma actriz hospedada na mesma pensão em que estes se encontram. Emília é a protagonista de uma peça em cena no Porto: O Casamento da Condessa de Amieira, e é a partir deste ponto que se inicia toda a sucessão de mal-entendidos. Júlio da Costa toma a pessoa pela personagem, isto é, Emília pela Condessa, e apaixona-se tanto por uma como pela outra: cai de amores pela abastada Condessa, mas corporizada no corpo da bela Emília.

Júlio Dinis aproveita as divertidas circunstâncias saídas deste quiproquó para tecer uma esclarecida crítica ao materialismo da sociedade burguesa de então. Crítica que – e por isso vemos em Júlio Dinis uma premente actualidade – nos parece que poderia ser estendida aos dias de hoje.

O CASAMENTO DA CONDESSA DE AMIEIRAO espectáculo conta com interpretação de: Bruno Martins, Celestino Silva, Francisco Costa, Joana Fartaria, Marques D’Arede e Miguel Martins. A iluminação está a cargo de: José Carlos Nascimento, os figurinos são da autoria de Sónia Benite, e o cenário é de Joaquim Benite.

Os bilhetes custam 13€, com descontos para jovens, idosos e grupos.

Companhia de Teatro de Almada

06 a 30 OUTUBRO, 2005 | SALA PRINCIPAL
quarta a sábado às 21h30
domingos às 16h00

mostrar mais
Back to top button