NOSSA SENHORA DA AÇOTEIA
de Luís Campião | encenação de Luís Vicente
27 a 29 MARÇO, 2015 | SALA EXPERIMENTAL
Luís Vicente encena e interpreta Nossa Senhora da Açoteia, um monólogo de Luís Campião que venceu, em 2012, o Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva. A acção desenrola-se numa aldeia do Algarve litoral, “quando ainda eram pujantes a faina da pesca e a indústria de conserva de peixe, e os homens e mulheres viviam do mar e para o mar”, como explica o autor do texto. Uma mulher conta a sua história, bem como a das gerações que a precederam. Entre o risível e o trágico, a paixão e a morte, Nossa Senhora da Açoteia trata de “envenenamentos; bruxarias; um esquartejamento; violência física e psicológica extrema ao longo de três gerações…” .
Luís Campião (n. 1974) é actor, encenador, professor e dramaturgo. Iniciou a sua formação em 1995 na Escola de Formação Teatral do CENDREV. É licenciado em Teatro pela ESMAE. Escreveu as peças A cova dos ladrões (2010), Parabéns (2012), Nossa Senhora da Açoteia (2012) e O menino da burra (2013).
Luís Vicente (n. 1953) estudou Engenharia Mecânica, Psicologia e Expressão Dramática. Assumiu diversas funções em projectos de teatro, cinema e televisão em Portugal, Espanha, França, Angola, Bélgica, Itália, Alemanha, Luxemburgo e Brasil. Foi em várias ocasiões e sob diferentes pretextos distinguido e premiado em Portugal e no estrangeiro. É, desde 1999, director artístico da ACTA.
ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve | Faro
Sex e Sáb às 21h30 | Dom às 16h00
SALA EXPERIMENTAL | M/12 | 1H00
Intérprete Luís Vicente
Execução cénica Tó Quintas
Luz Octávio Oliveira
Operação de luz Nuno Silvestre