Música na esplanada: Festival de Teatro de Almada traz concertos de entrada livre

De 4 a 18 de julho, a Escola D. António da Costa será palco das músicas do mundo, num ciclo de concertos que estende o Festival de Teatro a todos os públicos.

Mariana Vaz de Almeida in Almadense 3 Julho 2023 | notícia online

Ir para além do teatro e convidar o público em geral para fazer parte desta festa: é essa a vontade da Companhia de Teatro de Almada que, juntamente com a Câmara Municipal, organiza o reconhecido Festival de Almada. E é por isso que durante o Festival – de 4 a 18 de julho – haverá 17 concertos de entrada gratuita na esplanada da Escola D. António da Costa. No total, serão 15 dias de música para todos.

Logo no dia 4, pelas 20h30, será possível conhecer a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, um quinteto que interpreta temas animados e bem conhecidos de música sul-americana. Já sexta-feira, dia 7, pelas 20h, sobe ao palco da D. António da Costa Cremilda Medina, artista reconhecida pela sua interpretação da morna cabo-verdiana, que lançou recentemente o disco “Nova Aurora”.

No fim de semana, a música regressa a território português: a 8 de julho, sábado, atua pelas 23h30 O Gajo, um trio que explora a viola campaniça, alcançando novas sonoridades. Já segunda, 10 de julho, chega pelas 20h30 o Brasil, através dos sons da Roda de Choro de Lisboa – com direito a bandolim, clarinete, acordeão, violão e percussão. Também do território brasileiro chega, a dia 15 de julho, Leo Middea, uma voz leve e solar do subúrbio carioca.

Nos últimos dias do Festival haverá Malotira, banda de música tradicional dos Balcãs, a 17 de julho, com um reportório feito de canções e danças em língua grega, italiana, eslava e romana; para encerrar o Festival, a 18, chegam Os Sabugueiros, que regressam aos valores ancestrais da música italiana, portuguesa e argentina.

Para além dos concertos, também são de entrada livre os Colóquios na Esplanada – momentos em que o público pode ouvir e conversar com os autores e encenadores. De 5 a 18 de julho, pelas 18h, marcarão presença na Escola D. António da Costa vários artistas, entre os quais Peter Stein, Pedro Mexia ou Afonso Cruz. É igualmente de participação gratuita o já tradicional encontro na Casa da Cerca, este ano com o tema “A criação e a Inteligência Artificial”, pelas 15h de 8 de julho.

Os concertos na esplanada têm o apoio da Fundação Share. O programa completo do 40. º Festival de Almada pode ser consultado aqui.

mostrar mais
Back to top button