recortes

Almada recebe ‘Morte de um caixeiro-viajante’ de Arthur Miller

O Teatro Municipal Joaquim Benite recebe a Companhia de Teatro de Almada com a peça Morte de um caixeiro-viajante, de Arthur Miller. Com encenação de Carlos Pimenta, o espetáculo estará em cena até 6 de maio, de quinta a sábado às 21h30, e às quartas e domingos às 16h.

Catarina Marques da Silva in Espalha Factos, 15 Abr 2018 

O protagonista Willy Loman, interpretado por Ivo Alexandre, é confrontado com uma situação de desemprego que anula o homem e o transforma num mero número, numa sociedade que não tolera falhas.

«O drama social e familiar por que passa Willy Loman não é culpa da sua bizarria, excentricidade ou incompetência. É fruto daquilo a que se chamam “efeitos colaterais”». A ação passa-se na América dos anos 40 do século XX, mas a história é intemporal e universal.

Ao longo de 2h30 podemos espreitar a vida de Loman, da sua família e das pessoas que com ele se relacionam. É provável que surjam momentos de identificação do espetador com o personagem, dotado da densidade psicológica que só os grandes dramaturgos sabem transmitir.

De cenário simples, uma mesa com seis cadeiras, um sofá e uma mesa pequena de apoio, a projeção de imagens no fundo do palco e das laterais, compõem a cenografia.

Arthur Miller (1915-2005) foi autor de peças de teatro, romances e de um argumento cinematográfico, e vencedor de vários prémios, incluindo um Pulitzer.

Morte de um caixeiro viajante é a terceira peça que Carlos Pimenta encena para a Companhia de Teatro de Almada (CTA), depois de Variações à beira de um lago, de David Mamet (2008), e de Dois homens, de José Maria Vieira Mendes (2009).

Intérpretes Beatriz Godinho, Diogo Branco, Diogo Freitas, Ivo Alexandre, João Farraia, João Tempera, Lígia Roque, Luís Gaspar, Pedro Walter, Sofia Marques e Tiago Sarmento
Tradução Ana Raquel Fernandes e Rui Pina Coelho
Cenografia Carlos Pimenta e João Pedro Fonseca
Figurinos José António Tenente
Vídeo João Pedro Fonseca
Desenho de luz Rui Monteiro

mostrar mais
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker