MOBY-DICK
a partir de Herman Melville | encenação de Pedro Alves
05 e 06 MARÇO, 2015 | SALA EXPERIMENTAL
Uma perseguição obsessiva a uma baleia branca, em busca de vingança. É esta a missão que o capitão Ahab empreende em Moby-Dick, comandando o Pequod contra tudo e contra todos. Ismael é a testemunha, o narrador dessa viagem que atravessa os mares naquela que é considerada “uma narrativa de aventuras para alguns, epopeia metafísica para outros”. “Ahab é descrito como uma personagem monomaníaca, figura satânica, guiada por um único objectivo, capaz de vergar tudo e todos pela paixão que lhe arde no peito: a sede de vingança, a vontade de destruir Moby-Dick” . Em 2013, o Expresso elegeu Moby-Dick como um dos melhores espectáculos do ano.
Herman Melville (1819-1891) foi um escritor, poeta e ensaísta norte-americano. Passou uma parte considerável da sua vida no mar, o que influenciou muitas das suas obras. Embora este romance seja hoje considerado um clássico da Literatura mundial, na época foi mal recebido pela crítica e pelos leitores. Em vida, Melville não teve sucesso enquanto escritor.
Pedro Alves (1979) é co-fundador e director artístico do Teatromosca, onde tem desempenhado funções de actor, produtor e encenador. Dirigiu, entre outros, os espectáculos Dog Art, Kip, As três vidas de Lucie Cabrol (Prémio Especial do Júri do Festival Les Eurotopiques, em Lille), Europa e Tróia.
Teatromosca | Sintra
Qui e Sex às 21h30
SALA EXPERIMENTAL | M/12 | 1H45
Intérpretes Pedro Mendes (actor) e Ruben Jacinto (músico)
Adaptação Tiago Patrício
Assistência de encenação Mário Trigo
Cenografia Pedro Silva
Direcção técnica Carlos Arroja
Vídeo Raul Talukder